sexta-feira, 26 de março de 2010

Qual comprimido devo tomar agora?

Quando precisamos tomar muitos comprimidos, a lembrança do que se deve tomar e quando tomar pode ser um martírio. Especialmente para pessoas com mais idade que, as vezes, tem sua vida dependendo desta lembrança.

Hoje li sobre um interessante serviço chamado Vitality GlowCap que pode solucionar este problema. Na verdade o serviço compreende uma pequeno pote de comprimidos que tem uma luz de LED na tampa. Se a luz laranja acende, está na hora de tomar o medicamento.

Mas a novidade não para nisto. O pote de comprimidos controla o uso do medicamento via internet (via rede 2G), o que permite que a informação dos remédios (dosagem e controle de consumo) sejam controlados de longe. Ou seja, se o remédio estiver acabando, a farmácia mandará entregar uma recarga ou se você passar muito tempo sem tomar uma ambulância chegará na sua casa. (risos)

O produto é bastante resistente, tem uma tampa a prova de crianças, informa com luzes a quantidade de comprimidos a serem consumidos e avisa caso o o usuário esqueça de tomar o comprimido, através de uma luz azul de alerta. (Se vir a luz azul corra... risos)

Para entrar no mercado a empresa enfrenta uma questão de patente, pois serviços de lembrete de consumo de comprimidos já existem hoje através de telefonemas (vai ser briga grande). E, outro ponto que questionam é o tráfego de informações médicas na internet.

Não sei se o produto entrará ou não no mercado, nem o preço do serviço, mas achei uma idéia simples e muito útil, que pode, através de uma simples luz salvar uma vida. Você não concorda?

12 comentários:

  1. Fernandez,

    Essa idéia é sensacional mesmo.

    Faço votos para que seja aprovada e que entre rapidamente no mercado, pois muitas pessoas têm que tomar medicamentos com hora certa e acabam esquecendo, e tomando fora do horário programado.

    Parabéns pela postagem.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. Algumas pessoas com doenças sérias, cronicas, idosas, precisam tomar muitos medicamentos por dia. Eu já vi este embaraço com minha tia... tem horas que todo mundo se confunde mesmo!
    Tambem tem uma opção e barata de porta-pilulas com datas da semana, vários compartimentos. Eu costumo usar quando preciso tomar mais de 1 ao dia ou por mais de 3 dias, para evitar esquecer. O que eu falho muito é com os horários...

    ResponderExcluir
  3. Oii meu amiguito Fê!

    Que coisa fantastica ein, isso sim que é evolução.Ia ajudar muito aos esquecidos como eu tomar o remedio na hora certa.Apesar que graças a Deus nao tenho vicio por remedio, só tomo mesmo em ultimo caso e se o medico receitar.Voce como sempre trazendo essas ideias inovadoras para a gente.Espero que o custo benefico faça valer a pena.
    bjs grandes

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fernandez!

    Eu conhelo várias pessoas apresentam uma série de dfificuldades para tomar os seus medicamentos no horário. Isso poderia, realmente, ser bastante útil para essas e outras pessoas.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  5. a ideia é bacana, mas eis aqui uma pessoa que odeia medicamentos (sejam eles comprimidos ou nao), quando criança só tomava remedio forçado e amarrado. fiquei com mais trauma ainda.
    ahahahaa
    abçs

    ResponderExcluir
  6. Fernandez,

    Eu penso que a ideia é muito boa, mas terá muitos obstáculos a transpor. Eu não sei se a Ordem dos médicos (sempre tão cautelosa) não irá colocar obstáculos às receitas "automáticas", mesmo que referentes a medicamentos para doentes crónicos.

    Mas isso iria ajudar muita gente que efectivamente já não consegue "dar conta do recado" e não tem familiares por perto.

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernandez, acho uma excelente idéia, desde que alguém lembre de olhar para o remédio, senão a luz pode passar despercebida...rs.

    Mas falando sério agora, para os idosos pode ser uma boa alternativa. Eu raramente tomo remédios, mas para minha mãe numa determinada ocasião tive que fazer uma tabela de horários, já estava ficando perdida...

    Quando o idoso tem alguém que lhe atenda, não vejo maiores problemas, mas conheço alguns que moram sozinhos e isso seria uma ajuda e tanto. Resta saber se isso vai ser mesmo liberado.

    Apesar que conheço muita gente nova que esquece dos remédios também. E existem remédios que se você não cumprir o horário perdem o efeito, como no caso dos antibióticos.

    Muito interessante a postagem.

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  8. Interessante a idéia pra quem faz uso de medicamento por um periodo determinado. Prue pra quem já os toma diariamente, é dificil esqucer.

    Também penso que pra pessoas acamadas éuma boa opção. E como Denize, também acho, tem que lembrar de ficar olhnado pra luz. Senão, nem uma nem outra.

    Valeria

    ResponderExcluir
  9. Olá querido amigo Fernandez,

    Parabéns, sempre com novidades para nos apresentar.

    Essa, é sensacional! Acredito que facilitaria a vida de muita gente.

    Eu tomo muitos remédios de uso contínuo, todos receitados por médicos, e para não esquecer, deixo-os juntos num recipiente os da manhã, e noutro, os que tomo após o almoço, jantar e antes de deitar. Nem falo quantos, para não assustá-lo. rsrsrs...
    Sou bem esquecida, mas, o hábito não me faz esquecer de tomá-los.

    Beijos amigo,
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  10. Que Post Fantástico!
    AMIGO FERNANDEZ,

    Que maravilha!
    É a ciência a serviço do homem. É a evolução batendo a nossas portas. Com certeza milhares de pessoas serão beneficiadas com tão importante recurso. Desde os velinhos esquecidos nos asilos, os que vivem sozinhos e não dispõem de uma assistência personalizada. Faço questão de parabenizá-lo por mais uma notícia de grande relevância!
    Estimo as melhoras de sua mãezinha!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  11. maravilha eu estou nesta ..as vezes me esqueço se tomei o remedio ou não é um martirio,valeu a paz

    ResponderExcluir
  12. Isto é Fabuloso !
    Para que tem muitos remédios imagino que a luzinha deve ser um tanto... irritante , mas muito útil .
    Muito bacana .
    AH ! A coisa da ambulância é gracinha sua , não ?!
    Um abraço Fernandez.

    ResponderExcluir