Muitas vezes recebemos desafios inusitados e complexos que geram resultados bem interessantes e criativos. A aluna da Carnegie Mellon, Chloe Fan, recebeu o desafio, em uma de suas aulas, de realizar algum projeto de tema livre em um aparelho que dispunha de apenas 64 pontos de luz.
Se pensarmos um pouco, veremos que a área de trabalho com 64 pontos (ou, se preferirem, uma matriz de 8x8) é extremamente limitada para realizar algo. Normalmente os alunos formam palavras, letra por letra, para conseguir uma nota razoável.
Porém a menina quebrou a cabeça e conseguiu montar (pasmem!) uma versão do jogo Super Mario Bros. nesta tela limitadíssima e com apenas uma cor em duas intensidades de luz. Você acha que conseguiria fazer o jogo todo em uma matriz exatamente igual a da interrogação abaixo?
Vale a pena lembrar que a primeira versão do jogo para o Game Boy tinha uma resolução de 160x144 e tinha 52 cores.
Não satisfeita ela ainda agregou a possibilidade de integrar o som do game original. A jogabilidade, obviamente, é extremamente simples com apenas dois botões, um para andar e outro para pular. Confira o trabalho da menina no vídeo abaixo.
Depois de ver o trabalho parece fácil e obviamente o jogo ficou simples, porém a idéia e o resultado foram muito curiosos se pensarmos no desafio original recebido.
Qual será que foi a nota da menina neste trabalho?
(Inspirado na notícia lida na Gizmodo)
(Sou geek e quero montar um... Leia instruções e Som)
Oiii. Realmente a superação da limitação de espaço foi muito inteligente. Palmas pra ela.
ResponderExcluirMas este jogo eu não comprava não. :)
Bjs
Anninha.
Olá grande amigo Fernadez, realmente incrivel a menina é fera, eu ja fui muito fã deste game, fui não, sou, apesar de ultrapassado ainda tenho ele no meu pc para relembrar os bons tempos rsrsr.
ResponderExcluirForte abraço, e bom final de semana.
É superação mesmo.
ResponderExcluirAbraços forte
Meu amigo Fe!
ResponderExcluirPrimeiramente adoro o Mario bros, era viciada só sossegava quando eu passava de todos os estagios, eu achaava o dino um fofo.Mas impressionante o que essa garota fez, eu só consguia ver o quadrado dando pulo, a imgem do mario nao dava pra ver nada.
Bjs no coração
Que Post Fascinante!
ResponderExcluirAmigo FERNANDEZ, a menina é uma Jeanne, ou melhor, é um gênio. Um Post hiper interessante e envolvente!
Parabéns por mais um excelente Post!
Contagiou. Mexeu. Valeu.
Abraços,
LISON.
Belo exemplar de "polegar opositor".
ResponderExcluirA capacidade humana é sempre surpreendente.
Um forte abraço!
Olá Fernandez,
ResponderExcluirÉ muito, muito interessante ver como as crianças e jovens conseguem com um pouco de imaginação e muito trabalho, criar um jogo como este. Espectacular.
Grande abraço
Luísa
Fantástico!
ResponderExcluirBons tempos jogando Mario a madrugada toda...
Eu não teria a menor hipótese .
ResponderExcluirFernandez,
Posso imaginar, entender e representar o mundo visual-espacial.Ter um bom senso de coordenação visual e memória visual. Agora , a
inteligência lógica é meu fraco. É fascinante enxergar poesia nos números e arte na ciência. Infelizmente essa não é a minha "praia"
Fico fascinada com coisas do género. Muito bacana .
Abs,
Eninha Campos
PS. Saudações ao Clube do Bolinha :)
Oi Fernandez, post interessante. Joguei muito Mario Bros no video game qaundo era criança..rs
ResponderExcluirBeijos no coração
Márcia Canêdo