Normalmente um autor receberia apenas um dígito percentual na venda de sua obra, e o restante fica entre editora e distribuidor. Porém, em 30 de Junho de 2009, a Amazon lançou o esquema de publicação DTP (Digital Text Platform) repassando a autores e editores, que seguissem algumas regras, 70% do valor da revenda.
As regras estabelecidas foram: Os livros devem ser vendidos entre US$2.99 e US$9.99, o preço deve ser 20% menor que o da cópia física e o livro deve suportar o conjunto de funcionalidades do Kindle, incluindo conversão de texto-para-fala.
Estas regras são uma ótima notícia aos leitores, pois isto incentiva o baixo preço. O que é justo uma vez que os preços de distribuição de livros digitais são de poucos centavos por livro.
Mas esta atitude da Amazon não é por amor a literatura. Na verdade é apenas uma reação frente a competição da Scribd, que paga a editores 80%, e das plataformas de distribuição direta dos editores como o Skiff.
(fonte: Business Wire)
O problema são as editoras aqui do Brasil realmente colocarem os livros a estes preços.
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