terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Conteiner de navio dobrável

Uma nova invenção deve dar um grande salto na área de transporte de cargas. A empresa Cargoshell desenvolveu um container dobrável, que deve reinventar o conceito de transporte transoceânico. Basta pensar um instante para perceber os inúmeros benefícios que um empacotamento eficiente pode fazer quando falamos em grande escala.

A flexibilidade do produto, que pode chegar a 75%, reduz radicalmente o volume de espaço vazios dos containers que serão transportados. O peso chega a ser reduzido em 25%, o que permite uma redução significativa no consumo de combustível e, devido a sua estruturação e modelo de portas corridas ele não requer muito espaço para a descarga.

Antes da padronização de containers, nos anos 1950, a carga naval transoceanica exigia muito trabalho e era muito lenta, por que todo transporte de navio (e de avião também) apresentava um novo desafio para se realizar a carga. Em contraste, após a padronização dos containers era possível mover grandes quantidades, de forma rápida com o uso de equipamentos pesados e um número menor de pessoas. Porém ainda "sobram" espaços vazios nos containers aumentando os custos. Hoje cerca de 90% de toda carga internacional usa este modelo.

A adoção do novo produto reduz os custos em um terço, atraindo o interesse rapidamente das empresas de transporte. O grande desafio agora para a utilização do produto é a escala de produção. Pois hoje o projeto está sendo conduzido por uma pequena empresa Alemã e se a produção dos containers for realizada em escala, além de uma redução do preço do container, isto permitirá uma difusão mais rápida do produto. Agora é esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário