quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

As empresas mais inovadoras de 2010


A revista Fast Company publicou uma lista com as 50 empresas mais inovadoras do mercado. Ela entende inovadora como o potencial de criar idéias unidas ao poder de executar. Conheça as 10 mais:

1. Facebook: A empresa criou o Facebook, maior rede social do mundo (estilo Orkut), e cria inúmeras aplicações criativas para movimentar a rede. Só este ano teve 200 milhões de novos usuários.

2. Amazon: Além de distribuir livros de forma inteligente (cresceu 26%), também criou e dominou o novo mercado de livros eletrônicos (e-book) com o Kindle. Agora está inserindo livros no iPhone e iPad da Apple.

3. Apple: Além do iPod e iPhone, a loja App Store oferece mais de 140mil aplicativos. Os usuários baixam US$1 bilhão por ano e fazem cerca de 3 bilhões de downloads. Que serão incrementados com o iPad e distribuição de sinal digital (Lala).

4. Google: Recentemente lançou o Buzz para competir com o Facebook. A Google tem gerado muitos novos produtos para múltiplas áreas. Produzindo até dispositivos móveis em 2009 com o Nexus One. Refinou o Wave (ferramenta de colaboração) e criou novos serviços de música e vídeo.

5. Huawei: A nova empresa foi eleita em 2009 a número #2 em equipamentos para telecomunicações no mundo. Alavancado pela qualidade e produtos de ponta com preços justos. Desbancou a poderosa Ericsson e Nokia Siemens no ano passado, tornando-se a pioneira em 4G na Noruega. E vem crescendo na China e Índia.

6. First Solar: Está é a primeira empresa de energia renovável a aparecer na lista. Seus painéis de força solar competem com a energia tradicional. Ela é a primeira empresa solar a gerar energia a US$1-per-watt, lutando de igual para igual com energias convencionais, e cruzou os 85 centavos por watt no final de 2009, o mais baixo custo da indústria.

7. PG&E: Conhecida pela carta aberta de Peter Darbee que se declarou decepcionado com a Câmara de Comércio Americana quando se opos a legislação sobre emissões de gases. A empresa com medidas inteligentes na produção, supre 5% do consumo de energia da Califórnia e produz 1% do total de emissões. Neste ano ela comprou a Solaren, uma startup que inclui painéis solares em satélites e transmite a energia (mas os resultados só poderão ser vistos em 2016).

8. Novartis: O foco da gigante Suiça é pesquisa em doenças raras e biotecnologia, incluindo vacinas para H1N1. Tem conseguido a entrada de muitos medicamentos inovadores nesta área.

9. Walmart: A maior rede de supermercados mundial vem adotando medidas verdes e explorando a sustentabilidade em produtos a venda.

10. HP: A transformação da gigante produtora de impressoras em empresa de tecnologia ainda vem acontecendo. Ano passado ela superou a Dell nos PC's mais vendidos e lançou computadores com toque de tela (TouchSmart).

Outros destaques: 11. Hulu; 12. Netflix; 13. Nike; 14. Intel; 15. Spotify; 16. BYD; 17. Cisco; 18. IMB; 19. GE; 20. Disney.

Resolvi incluir uma matéria destacando as empresas pelo grande esforço em inovação que todas fazem. Porém a minha maior motivação neste post foi a First Solar (a número #6) que ingressou em uma lista competitiva destas com um produto que acreditava ser inusitado. E pela PG&E (a número #7) devido ao enfrentamento aberto do seu CEO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário