Um fato que vi em diversas empresas que trabalhei é associar o desenvolvimento de inovações a altos investimentos ou a contratação de consultores externos (a grama do vizinho sempre é mais verde).
Percebi, ao longo de diversos projetos que liderei e participei, que as melhores soluções vem de uma soma de criatividade, experiência, saber ouvir a equipe e, principalmente, motivar e estimular a execução das idéias.
O vídeo abaixo ilustra uma história muito interessante (me lembra algumas situações similares que presenciei).
Espero que as empresas, ao se depararem com histórias como esta, entendam que seu maior ativo são as pessoas e não os processos. E que percebam que as idéias e a colaboração devem ser estimuladas pela cultura da empresa para que os resultados surjam.
(O vídeo deste post foi retirado do YouTube é um trecho da palestra do filósofo Mario Sergio Cortella)
Muito bom. As vezes a solução pode ser simples.
ResponderExcluirFê
ResponderExcluirSensacional, nao tinha assistido esse video. Adorei, que belo exemplo ein, a solução do problema estava tão proximo a eles, que ninguem viu, precisou gastar 8 milhoes, com pessoas de fora e sistemas.Se tivessem primeiro procurado a solução com as pessoas de dentro da empresa, eles iriam usar os 8 milhoes em algo util para empresa e funcionarios.
Bjs
Fernandez adorei o vídeo. Vou baixar ele pra mim.
ResponderExcluirGostei do vídeo.
ResponderExcluirEu sou a favor do endomarketing nas empresas.
Os clientes não são só aqueles que compram os produtos e sim também os que comercializam.
O endomarketing torna o colaborador/funcionário um grande aliado da empresa, a partir do momento que ele acredita.
Pq mencionei o endomarketing?!! Fiquei pensando nessa situação, gastar 8 milhões pra descobrir que um ventilador poderia fazer o serviço, se a empresa tivesse ouvido seus funcionários antes, houvesse essa troca de informações, esses 8 milhões poderiam ter sido investido em outra coisa.
bjs
Joicinha
Olá!
ResponderExcluirAs idéias podem surgir de onde a gente menos espera. Muitas vezes pessoas menos qualificadas possuem tantas idéias interessantes tanto quanto uma pessoa altamente qualificada.
Abraços
Francisco Castro
Fernandez,
ResponderExcluirSantos da casa não fazem milagres. O engraçado é que fazem mas as empresas não os vêem, simplesmente porque não têm marca. Mas as coisas estão a mudar, felizmente.
Abraços
Luísa
Boas ideias estão mais fáceis do que se imagina.
ResponderExcluirConsultores e equipamentos caros podem ser substituidos por ideias criativas e funcionais
Parabéns
Olá Fernandez,
ResponderExcluirTrabalhei em uma empresa que, o consultor externo tomou uma decisão impactante logo no inicio: cortou o chimarrão do gerente. Em mais de dois anos de trabalho, o consultor não alavancou a prosperidade da empresa, nos deixou um legado de software proprietário e sistema gerencial de US$ 5 mil e claro muitos problemas ainda.
Se tivesse investido um 1/5 do valor no pessoal interno teria muito mais retorno.
Abraço
A maioria das empresas não investem em sua estrutura de pessoal, principalmente com programas de aprimoramente e reciclagem.
ResponderExcluirOi Fernandez,
ResponderExcluirMuito interessante o vídeo, gostei. Existem homens e mulheres de idéias. Houveram alguns assim na minha família e ainda há. Meu pai era assim e o pai dos meus filhos também, infelizmente ambos já se foram e com eles suas incríveis idéias. Mas meu filho mais velho, inclusive eu mesma sempre temos soluções inusitadas. Acho que é uma questão de abrir a mente e ver novas utilizações para objetos que já existem. No caso do vídeo, alguém viu um ventilador e atribuiu a ele uma função diferente da existente. Por isso as soluções acabam sendo sempre mais baratas. Na verdade é a crise que faz surgir a criatividade. No vídeo a crise eram as embalagens vazias, que acendeu a criatividade dos funcionários.
Aqui em casa, por exemplo, houve uma ocasião quando eu estava com filhos pequenos, muitas despesas, eu queria pintar mas não queria gastar com material. Não tinha um pincel que prestasse. E os bons eram muito caros. Meu marido então fez pincéis pra mim usando meu cabelo! rsrs Ficou ótimo...rsrs Anos depois, quando meu pai morreu, eu resolvi me mudar do apartamento que eu morava pra ficar com a minha mãe. Também não queria gastar muito com a mudança. Mas havia um carro e um barco na garagem. Então a minha mudança foi no barco, pela rua...rsrsrsrsrs Meu pai, quando vivo, se preocupava com a segurança, mas em vez de uma arma, ele tinha bombinhas daquelas feito um fósforo na gaveta da mesinha de cabeceira e uma vez chegou a soltar algumas, para espantar um ladrão de quintal e o ladrão pensou que ele estava dando tiros...rsrsrs Noutro dia meu carro estava fazendo um barulho estranho... falei com meu filho. Ele olhou em volta, pegou uma tampinha de refrigerante que estava no chão da garagem, colocou num certo lugar no carro e o barulho parou...rsrsrrs Meu filho tem umas soluções tão inusitadas que no trabalho ninguém mais sabe viver sem ele...rsrsrs Mas é só olhar para o que já existe e pensar em outras utilizações. Fugir à regra. É por aí.
bjs
muito bacana cara,
ResponderExcluirabraços
Saudações!
ResponderExcluirQue Post Fantástico!
Amigo FERANNADEZ, o registro no vídeo é incontestável e nos remete uma lição muito importante sobre a necessidade de ouvir a todos que nos cercam, é quando subitamente as soluções jorram por todos os lados.
A imaginação e a reflexão quando aplicadas se tornam capitais imprescindíveis em muitos campos!
Parabéns por mais um excelente Post!
Abraços,
LISON.
Muito interessante! Acho que muitas vezes falta de dinheiro gera muita criatividade.
ResponderExcluirPessoas são pessoas! Não a como discordar!
ResponderExcluirCom certeza os maiores ativos são as pessoas, afinal são elas que criam as soluções! E investir em aperfeiçoamento constante hoje é deve não só do funcionário mas também das empresas. Tem que se estar aberto sempre a novas soluções!
ResponderExcluirPaz no coração e Luz na razão.
VOLTEI E VOTEI. ÓTIMA QUARTA AMIGO FERNANDEZ!!
ResponderExcluir