sábado, 27 de fevereiro de 2010

Humanóides com capacidade de se relacionar

O projeto HUMAVIPS (fonte Wired) pretende desenvolver, nos três próximos anos, um humanóide com competências sociais. Isto implica, se o projeto obter sucesso, que em breve nós poderemos ser recebidos em escritórios por humanóides em vez de pessoas.

O projeto acredita que os robôs serão capazes de ter excelente capacidade auditiva, visual e solucionar o efeito cocktail, que é a capacidade humana de prestar atenção para apenas uma pessoa no meio de outras vozes e ruído de fundo.

Neste momento você deve pensar que estamos muito longe disso, não é verdade? Então, vale a pena conferir um vídeo com o Jules, um robô construido por David Hanson a alguns anos, que utiliza técnicas de Inteligência Artificial e foi feito de Frubber™ que permite incríveis expressões faciais.


Na próxima vez que for conversar com alguém cuidado, você poderá estar conversando com um robô. (risos) Fico pensando se você, meu amigo leitor, achou isto tão assustador quanto eu?

9 comentários:

  1. Impressionante e sinistro ao mesmo tempo. :-)
    Beijinhus.

    ResponderExcluir
  2. É amigo Fernandez isto são coisas do futuro que cada vez está mais próximo de acontecer, coisas que só viamos no cinema estão se tornando realidade!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. As maquinas meu amigo já estão a cada dia nos manipulando mais, não conseguimos mais viver sem elas..se a onda pega, daqui a pouco perderemos o emprego pra humanóides sem curso superior, etc. etc.. Já pensou que absurdo?!

    Beijos no coração.
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  4. Saudações!
    Amigo FERNANDEZ, parabenizo-o mais uma vez pelas suas exaustivas pesquisas para nos oferecer informações de grande relevância.
    Quando eu era garoto eu adolescente gostava de ficar vasculhando os livros e revistas do meu tio, daí encontrei uma velha revista da, Rider Digest, e num determinado artigo dizia:
    “tudo o que um homem for capaz de imaginar, outro será capaz de fazer”.
    Por muitos anos, fiquei a refletir sobre o velho provérbio e fui constatando sua verdade e quando terminei de ler o seu artigo relembrei.
    Portanto, o projeto em tela pode dar por viabilizado em breve.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, mas só se tivesse faltando gente no mundo, que não é o caso...rs

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Fernandez,

    Eu já tinha ouvido falar neste robot, mas nunca tinha visto um vídeo, por isso não imaginava que fosse assim. Impressionante. De repente parece que me mudei para um filme de ficção científica! eheheheheh

    Adoro as tuas novidades.

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  7. Você, tornando-se um pesquisador contumaz; oferecendo "posts" dos mais variados assuntos mas, sempre preocupado com a qualidade do que envia.Muito bom.
    Paz.Sempre,Paz.

    ResponderExcluir