sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O barato pode sair caro

Estávamos eu e minha esposa em Londres. Era o dia do nosso retorno ao Brasil. Como todo bom mochileiro saímos do albergue cedo com nossas malas e fomos ao aeroporto de Gatwick (que é afastado de Londres, cerca de 50 Km).

Da estação que estávamos para chegar ao Gatwick era necessário pegar um trem. Descobrimos duas alternativas: usar o trem expresso ou pegar o antigo. Adivinha o que escolhemos? O mais barato evidente. (cortesia da minha insistência e pão durismo... pode apedrejar... risos)

Pois bem... pegamos o trem e estava tudo tranquilo. No vagão apenas eu, minha esposa e, do outro lado, um senhor mais velho (me lembrava a imagem de Mark Twain), vestindo um elegante terno. Era uma viagem tranqüila. De repente, quando olho pela janela, vejo uma placa sinalizando a estação de Gatwick."Ôpa! É a nossa! Vamos descer!" Peguei as minhas malas, a esposa pegou as dela, o trem parou, corremos até a porta do vagão e ... "Ué! Cadê a maçaneta da porta?!"

Me deparei com uma porta com um vidro em cima totalmente fechada. Pensei que ela iria abrir sozinha e... nada (hoje em dia sempre achamos que vai abrir sozinha). Empurrei a porta e... nada. E agora?! O que faço?! (fiquei apavorado)

De repente vejo o senhor, do outro lado do vagão, fazendo uma mímica como se quisesse subir em um muro. Eu, obviamente, não entendia nada. (acho que você, querido leitor, também não entenderia... acredite!).

Então ele se levanta, corre em nossa direção e coloca a mão na parte de cima da janela e puxa para baixo (no muque mesmo). Depois se deita pela janela, e puxa uma alavanca que ficava perto do chão e... a porta finalmente se abre. (Pois é amigo... a porta só abria por fora.)

Finalmente entendí o porquê, nos filmes antigos, sempre tem aquele senhor que fecha e abre as portas nas estações (você deve ter visto algum?). E, como a passagem era super barata, o funcionário só atua em grandes estações (que foi no caso do nosso ponto de partida). Então temos que aprender este truque para abrir a porta para evitar problemas. (ou, como diz a minha esposa, largar de ser pão duro e comprar a passagem certa. Não precisa repetir... já aprendi a lição. risos!)

Graças a ajuda do simpático senhor chegamos ao aeroporto a tempo e conseguimos voltar. Aprendi neste dia a ser mais observador e que o barato pode sair caro. Pois se perdêssemos a estação, fatalmente teríamos perdido o vôo. (mas hoje dou boas gargalhadas com essa história)

19 comentários:

  1. Foi sufocante,hem?

    Em terra estranha, pagar sempre é o melhor caminho para se livrar de confusão.

    ResponderExcluir
  2. ahahahahah
    Fernandez, eu nunca andei num desses! Imagino o sufoco, o comboio quase a partir e vocês a descobrir como se abre a porta!

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse conto parece coisa de filme de comédia, mas sei como isso acontece, outro dia peguei um õnibus tipo aqueles minhocão, que tem o triplo do comprimento de um normal, acredito que tem dele lá pro lado do sul do Brasil, pois bem ao chegar na minha parada vi que uma pessoa mais na frente tinha apertado o botão para pedir a parada, na parada em questão o ônibus parou a porta dela se abriu e eu em pé fiquei vendo todo mundo descer e esperando a minha porta abrir, resultado o ônibus foi embora e na parada seguinte descobri que a porta só abre no local onde foi apertado o botão, ou seja a da senhora abriu pois antecipadamente ela ja havia apertado e eu inocentemente pensei que uma vez apertado todas iriam abrir. Por um lado foi bom, pude colocar em pratica o que boa parte dos médicos recomenda para não se ter uma vida sedentária. Valeu pelo post.

    ResponderExcluir
  4. É bom saber disso!!
    Eu também ficaria apavorado!
    E aquele velhinho salvou a viagem de vocês.

    ResponderExcluir
  5. Rsrsrsr, amigo Fernandez fico imaginando a cena e o desespero, rsrsr, realmente é apavorante você ficar sem ação diante de uma porta, eu como sou impaciente ja ia tentar abri-la na força e ia acabar até podendo ser preso kkkk. belo post.

    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Cara, que situação apavorante, e cômica. :-) kakaka
    O pior é que isso acontece mesmo. Adorei o post.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Fernandez amigo que situação essa sua.



    Adorei a história.

    ResponderExcluir
  8. maravilha de post ,que sufoca amigo mas agora vc deu dicas se um dia fomos visitar este trem já saberemos,obrigada, a paz

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernandez,

    Que história inusitada...

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Otima historia, eu ficaria todo nervoso numa situaçao assim rçrçrrççr

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê, Bom Dia

    Estou de volta, depois de varias comemorações do meu over, obrigada por tudo viu, vocês dihittianos são maravilhosos.Muito engraçado sua istória viu, tambem já passei por uma dessas, eu estava no Rio de janeiro e um grupo de amigos estavam com o pão durismo de pegar um taxi porque o lugar era mais ou menos perto, ai resolvemos ir andando, sendo que eram mais de meia noite, moral da história, quase fomos assaltados, e no meu caso poderia ser até pior pois não poerderiamos apenas um show e sim a nossa propria vida.Mas graças a Deus os bandidos nao conseguiram assaltar a gente, mas passamos o sufoco danado e pa aprtir dai nunca mais faço isso prefiro paraga mais um pouco e ir de taxi .
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Já dizia o velho ditado: "Em Roma, faça como os Romanos", sempre funciona. ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernadez, que aventura hein..kkkkkkk Aprendeu agora que nem semrpe a melhor opção financeira é a ideal né..kkkkkk
    Adorei o texto meu querido.
    Beijo no coração
    Márcia Canedo

    ResponderExcluir
  14. I liked the text and illustrations.
    Daily life can be a great adventure.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado por dividir mais esta experiência conosco amigo Fernandez. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  16. Ow Fernandes, muito boa esta viu?

    Agora, que a linguagem dos sinais funcionou muito bem, disto não há duvidas, né?

    Bjs

    Val

    ResponderExcluir
  17. Oi Fernandez,

    sua história me fez lembrar das idas e vindas nos trens da Amtrak, e como é morar perto do lugar onde passa o Acela. Fora do Brasil, é tudo diferente. Pra começar, pra achar o trem... rsrsrs Mas ainda bem que vcs conseguiram sair. Achei gosado que vc pra ilustrar o post pegou uma foto de alguém parecido... rsrssrs é assim que eu faço também pra ilustrar as minhas histórias. Como não temos fotos da ocasião em especial, pego imagens que se assemelham muito ao que estou recordando...

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Você tem é que achar um avatar do Tio Patinhas.... hehehehe
    Beijo no coração

    ResponderExcluir