sexta-feira, 5 de março de 2010

Como eu dominei o vento...

Quais as perspectivas de um garoto africano de 14 anos, em uma época de grande seca, fome e miséria? Em uma época que, ao olhar para o lado, você vê pessoas desmaiarem de fome?

Este texto é sobre a história de um garoto de Malawi chamado William Kamkwamba que, em meio a total e completa pobreza, procurou uma saída: inovar. Mas para inovar primeiramente teve que buscar conhecimento e força de vontade.

Ainda garoto ele não pode ir a escola, mas foi, por iniciativa própria, estudar pelos livros disponíveis na biblioteca. A barreira inicial para estudar foi o idioma, pois os livros mais avançados estavam em inglês. Porém, com muita determinação e persistência, ele foi aprendendo e superando o idioma e se guiando pelos diagramas. A grande diferença é que ele fez algo diferente: colocou os estudos em prática.

O garoto construiu um moinho com as próprias mãos e passou a gerar eletricidade para a casa de sua família. E, aos poucos, sua vida foi mudando. Hoje, com 22 anos, William Kamkwamba, conta a linda e emocionante história de sua vida no TED. Confira a história da invenção que transformou sua vida, e mostra como ele "dominou o vento".


Você não se sente inspirado a colocar suas idéias em prática? Não é necessário sofrer tantas adversidades para inovar como o garoto... basta querer e insistir. Como o William disse: "Acredite em você. E não importa o que aconteça, não desista!"

16 comentários:

  1. Que linda história de vida. Muito lindo.
    Beijinhus

    Anninha

    ResponderExcluir
  2. Estamos lotados de bons exemplos neste mundo, mas não damos muita conta, a maioria quer exaltar os erros e desmandos ... do que mostrar o que é superação .... mas, ainda estes exemplos são exceções.

    ResponderExcluir
  3. Que rapaz incrível. Enfrentando tantas adversidades de uma forma tão bonita.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  4. Nossa , que interessante !
    Adorei a matéria e seu blog.
    Já estou te seguindo e como eu li que você gosta de viajar e conhecer outras culturas me segue também, assim vc se atualiza sobre a Irlanda! :)
    Abc

    ResponderExcluir
  5. Olá grande amigo Fernandez, que belo exemplo do garoto, isto mostra que mesmo em extrema dificuldades o ser humano é capaz de dar a volta por cima e superar os obstáculos da vida.
    Linda história.
    Grande abraço e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Fernandez,

    Que bela história verdadeira! Se todos usassem a inteligência e génio de forma prática e positiva, que bom seria o mundo!

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir
  7. O extraordinário é a lição de empreendedorismo q ele dá. Porque mensagem assim "Acredite em você. E não importa o que aconteça, não desista!" de um menino de 22 anos? Tem gente q leva uma vida p aprender isso, faz curso... e gente q nunca aprende. O normal é a pessoa desistir à primeira dificuldade. Q pérola você achou.

    ResponderExcluir
  8. Fernandez amigo uma história linda de pura determinação. Adorei.

    ResponderExcluir
  9. É na adversidade que vemos do quanto somos capazes! Quando tudo vai bem, as coisas ficam muito mais fáceis e até mesmo os problemas parecem se se resolver por si só.

    ResponderExcluir
  10. LINDA HISTÓRIA AMIGO FERNANDEZ, EXEMPLO DE SUPERAÇÃO!!

    ResponderExcluir
  11. Bravo ! Pra já o nome do post é poético.Isso é tudo.
    Gostei muito.
    Abs
    Eninha

    ResponderExcluir
  12. Olá querido amigo Fernandez,

    Belo post. Estímulo para muita gente.

    A história de William é linda, um exemplo de fé, persistência, dedicação e amor à vida.

    Parabéns por compartilhar com os amigos.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  13. Eu conhecia essa história.
    Que impressionante mesmo.
    A diferença na vida somos nós que a fazemos.

    beijos, Maria Souza - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  14. Um belo exemplo de força e superaçao.
    abçs

    ResponderExcluir
  15. é
    isto



    amigo:

    "Dai a César o que é de César"

    e a

    "Deus o que é de Deus"

    ResponderExcluir
  16. Eu amei a história deste garoto desde a primeira vez que foi noticiado..... e o mais bonito é a simplicidade que ele tem ao mandar mensagens de superação fé e determinação....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir