sexta-feira, 19 de março de 2010

O complexo quebra-cabeça de duas peças

Muitas vezes só estamos abertos as nossas realidades e paradigmas. Hoje lembrei de um projeto que participei na faculdade na área de criação de jogos educativos em computadores. E este projeto, em especial, resultou em um aprendizado que carrego até hoje.

Eu e um amigo tínhamos concluído um jogo de quebra-cabeças para crianças, onde uma imagem podia ser dividida em quadrados para a criança recriar a imagem. Na última peça inserida, o computador avisava se o quebra-cabeça ficou correto ou errado. Um jogo bastante simples. (O jogo ainda tinha outras funcionalidade, mas não é foco desta história.)

Pois bem... da teoria a prática: pegamos uma turma de crianças de um colégio para verificar a aceitação e potencial educativo do jogo. Como a turma era de crianças muito pequenas resolvemos, para demonstração, pegar a imagem de um patinho numa lagoa e utilizar uma divisão de apenas duas peças. (na minha lógica, até aquele momento, a coisa mais fácil do mundo)

O que me chamou a atenção foi um menino que disse que o jogo não funcionava. Fui olhar o que ocorreu, imaginando o que teria ocorrido de errado, porém ao verificar que a a criança tinha montando o pato errado (coitado dos pais destes menino, pensei), reiniciei o jogo dizendo para ele tentar novamente.

Para minha surpresa, agora vendo o menino usar o programa, ele errou novamente (só pode estar de sacanagem, pensei). Então perguntei o que foi que ele montou? Ele me respondeu apontando para figura: "Dois patinhos! Um tá entrando e o outro tá saindo do laguinho".

Fiquei congelado observando a imagem por alguns instantes e percebi que o menino tinha razão. E o garotinho acabou me ensinando uma preciosa lição de vida: "Nunca use patos em jogos educacionais."... bem na verdade a lição foi: "não assumir que os outros estão errados sem antes procurar entender o raciocínio da pessoa".

Você já pensou quantos patinhos desses você já pode ter apontado como erro? Nossas certezas podem nos pregar peças todos os dias. Devemos sempre estar abertos a novas formas de pensamento e novas idéias.

Para concluir: no final da história, graças ao ("querido"... risos) garoto tivemos que re-fazer o jogo para aceitar padrões diferentes dos convencionais. E ganhamos uma história para a vida.

15 comentários:

  1. Oi migo meu

    Esse lance de comunicação é muito interessante.
    Muitas vezes sou surpreendida tbm com a reação das pessoas..diferente do que eu imaginava..
    mas essa tua analogia achei mto legal..e verdadeira lição de vida...
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Que Post Fantástico!
    AMIGO FERNANDEZ

    O seu artigo nos brinda com ensinamentos que nos remete a pensar, pensar e pensar antes de tomar posições. O experimento que você e o amigo realizaram foi fundamental para o devido ajuste. Já imaginou se vocês enveredassem pelo caminho da autoconfiança, levando ao grande público o trabalho? Com certeza teriam dado tiros nos próprios pés, não é mesmo. É o que alguns chamam tornar-se uma vítima do excesso de estrema confiança na mente ou vítima da inteligência.

    Assim, é imprescindível passarmos a gostar de ouvir mais as crianças, os jovens e os velinhos.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Fê que história bacana. Amei querido!!!
    Mas eu esganaria o pirralho. kkkk
    brincadeira! talvez só um cascudinho. kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Fernandez,

    Que post fantástico!

    Realmente a maioria das pessoas, quase todo mundo as vezes faz isto, assim que ve algo que não concorda já parte para chingar, dizer que está errado, criticar... sem pensar no outro lado.

    Uma coisa que aprendi desde sempre, com meus pais, foi sempre me colocar no lugar do outro, pensar como se eu estivesse no lugar daquela pessoa.

    Penso que sempre que vamos emitir comentário a respeito de algo, precisamos ser o mais respeitosos posssível, tentando entender o ponto de vista do outro e apresentando o nosso e nossos argumentos.

    Grande Abraço;
    Lauro Daniel

    ResponderExcluir
  5. Fernadez vc ficou congelado eu fiquei arrepiada com a esterteza desta criança....muito inteligente
    Amei...excelente...aprendemos muito com a inocaência de nossas crianças...

    um bj

    Que lição hein

    ResponderExcluir
  6. Fernandez,

    Que texto magnifíco!

    Penso que nunca podemos menosprezar a inteligência de uma criança, pois a criança enxerga muito além dos adultos, e isso porque ela vê com os olhos da alma, do coração, e muitas vezes o que para nós seria o raciocínio lógico, para a criança é apenas a intuição e a percepção que a faz evoluir na sabedoria da criatividade, coisa que muitas vezes nós, adultos, deixamos esquecidas ao longo do tempo...

    Sensacional!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  7. Fernandez
    Um belo texto que além de tudo mostra a inteligência e sinceridade de um, talvez, futuro homem de marketing.
    Abraços!
    Felipe

    ResponderExcluir
  8. Isso prova que 'inteligência' é muito relativa. O garoto estava totalmente certo e se não tivesse encontrado alguém disposto a entende-lo ficaria se perguntando porque uma resposta certa era avaliada como errada pelos outros.

    A arbitrariedade das respostas torna as pessoas burras.

    ResponderExcluir
  9. oieeee!
    passei por aqui!!!
    =D

    ♥      ♥    ♥      ♥
         ♥   (')=(')   ♥    ♥
      ♥   ♥  (=';'=) ♥   ♥
    ♥===========(,,)♥(,,)==============♥
     
    卫άѕcσα

     É тємρσ đє rєŋσναçãσ
     É тємρσ đє αfίŋαr αѕ cσrđαѕ đσ cσrαçãσ
     đє rєρєŋѕαr ŋσѕѕαѕ αтίтυđєѕ
     đє тrαŋѕƒσrмαr α αмαrgυrα єм fєlίcίđαđє
     É тємρσ đє ŋσѕ υŋίrмσѕ
     є cєlєвrαrмσѕ α fέ ŋσ αмσr
     
    卫άѕcσα
     
    Rίтυαl đє ραѕѕαgєм ραrα α νίđα,
     É тємρσ đσ rєŋαѕcίмєŋтσ đσ Ðєυѕ
     qυє ђαвίтα cαđα υм đє ŋóѕ!
     
             (Cαrσl Scђŋєίđєr)


        A 卫άѕcσα está chegandooooo...
           
     乃єίנίŋђσѕ
    =================================


    εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)

    ResponderExcluir
  10. Fernandez,
    Que lição recebeu do menino, hein! rs*
    Não limitar-se ao proposto é de grande valia.
    É o que faz tudo girar. Inclusive nossa cabeça. rs*

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  11. Muito inteligente esse garotinho e linda historia que vc contou, adorei demais seu post.
    Fique com Deus

    Um bom final de semana


    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Fernandez,

    Que história espectacular! As nossas certezas e vícios por vezes não nos dão uma grande amplitude no processo de perceber e aceitar outras ideias não é?

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  13. Oii amigo Fê

    Adorei o post, isso reflete que nunca podemos subestimar a inteligencia de uma criança e nem de ninguem.Temos que respitar a opinião do proximo e tentar entender seu ponto de vista, pois ninguem tem uma verdade absoluta, mesmo um dos maiores genios que ja existiu que foi Socrates, dizia "Só sei que nada sei", .
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  14. As crianças sempre ensinam algo aos adultos e sempre estamos sempre duvidando do seu potencial, muito bom seu texto amigo

    ResponderExcluir
  15. Fernandez, grande verdade você disse. "nunca devemos pré conceber que o outro está errado, sem antes ouvir sobre seu racíocinio"! Perfeito!
    Mas adorei a parte de ter aprendido a nunca usar patinhos em jogos infantis...kkkkkkkkkk
    Amigo, trabalhei muito tempo com crianças, dando aula de improvização teatral... e te digo, eles ensinam a termos abertura em nossa visão! Como ainda não são contaminados pelas noções de certo e errado, seu ângulo de visão e entendimento do mundo é muito mais amplo que o nosso.....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir