domingo, 7 de março de 2010

Você é mais inteligente que um macaco?

Você se acha mais inteligente que um macaco? Que tal um desafio de memória com o pobre primata?

Um pesquisador japonês montou o seguinte experimento: em uma tela de computador são apresentados números de 1 a 9 embaralhados. Logo em seguida os números viram quadrados na tela e o jogador deve informar, tocando na tela, os números em ordem crescente.

Peraí! Macacos entendem os números? Primeira surpresa. O pesquisador ensinou a alguns chipanzés a grandeza dos números de 1 a 9, ou seja, ele sabe que 5 é maior que 3, por exemplo. Isto é demonstrado logo no início do vídeo.

Então vamos parar de conversa e colocar os adversários, humanos e chipanzés, na batalha do século. Como prêmio será entregue um amendoim a cada acerto. Como você acha que nosso time se saiu?


Ficou frustrado? Não fique. Quando passa de quatro números tomamos de lavada. A explicação? Os seres humanos pensam demais. Nós tentamos compreender a lógica e grandeza. Enquanto os chipanzés simplesmente memorizam a imagem como um todo.
Ou, se preferir, pode ficar com a explicação do apresentador que disse que isso acontece pois macacos gostem mais de amendoins. (risos)

17 comentários:

  1. Olá amigo Fernandez, realmente impressionante, confesso que tentei acompanhar mais dancei o macaco me humilhou kkkkkkk, acho que é porque eu estava sem o amendoim kkkk.
    Bela postagem amigo, muito curiosa e interessante.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernandez,

    É por querer entender a lógica do depois, da mente analítica sempre vamos perder, o chimpanzé está focado apenas no objetivo proposto e claro deve adorar amendoins, eu por exemplo, não iria competir por amendoins (mas quem sabe por um bom sorvete..)

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Fernandez,

    Grande macaco! Fez exactamente o que se pretendia: memorizar. O pobre humano pensou... não ganhou amendoins! eheheheheh

    Muito bom o teu artigo, amigo!

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê

    kkkkkkkkkk perdi feio viu, enquanto estava no terceiro numero o macaco ja tinha terminado.Que ritmo ein,mas com certeza ele só ganhou porque detesto amedoim.Parabens pelo video, você cada dia trazendo mais coisas interessantes para a gente.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amigo FERNANDEZ, é impressionante a velocidade do amigo primata. Com certeza estou muito distante!
    Ainda ia pensar...
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  6. Olá querido amigo,

    Que post heim!
    Eita macaquinho ligeiro esse! Nem consegui ver todos os números da tela e o macaquinho já tinha terminado. kkkkkkk
    Será???

    Parabéns, é um excelente post, amigo.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  7. Cara, esse post inteiro é o maior barato. Temos uma natureza pré-potente, nos achamos o máximo, porque nos formamos numa grande universidade, temos habilidades que poucos possuem e tudo o mais...acabamos engasgados com tanto ego disfarçado, e esquecemos que sómos animais racionais: tudo bem mas podíamos respeitar ás capacidades dos outros ( e dos animais irracionais também )!

    Excelente assunto...

    Até mais...

    ResponderExcluir
  8. Fernandez
    Post interessante, mas entendo que os pobres bichinhos não foram criados para isso.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. sou sim.
    aquele abraço,
    pra vc
    ;)

    ResponderExcluir
  10. hummm mais do que um macaco eu não sei...mas mais do que uma loira ahhh isso eu sou....bricaderinha...poxa e não é que o danado do macaco é mesmo inteligente....

    bj

    ResponderExcluir
  11. faço das palavras da re a minha resposta. Olha só é só vc olhar em volta que vc vai ver tanto macaco, ops... tantas pessoas...
    bjus, querido,
    pat

    ResponderExcluir
  12. Essa foi boa !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Querido não ví o video, mais acredito que o experimento é deveras interessante. Acho que ficamos pau a pau com eles, conheço gente menos esperta que um cachorro ,dirá um chipanzé..
    BEijos no coração
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  14. Fernandez... entrei em depressão por sua causa.... acabei de descobrir que um macaco é mais esperto que eu...... Kkkkkkk
    Adorei o experimento... na realidade o macaco se concentra apenas em memorizar... nós tentamos entender pra depois memorizar.... aí perdemos feio....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião, eles tem habilidades que com a evolução das espécies nós já perdemos. Temos muitas informações armazenadas e isso faz com que o nosso cérebro ande mais devagar. É como um computador,quanto mais armazenamento mais lento fica.
    Adorei seu post.
    Parabéns!
    Abraços da Marli.

    ResponderExcluir