quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mobilidade pessoal com o Honda U3-X

A equipe de P&D da Honda apresentou em New York o Honda U3-X, um experimento da empresa que tem como objetivo principal facilitar a mobilidade das pessoas (uma alternativa ao Segway).

O "veículo" chama a atenção rapidamente, pois tem apenas uma roda. E, embora tenhamos a impressão que iremos sair voando do aparelho se tentarmos andar nele, todos os usuários que testaram garantem que a experiência surpreende, pois não exige esforço do piloto e você sempre fica com um centro sólido de equilíbrio. "A impressão é que ele vai onde você quer quase que por sugestão", relatou um usuário do aparelho na apresentação.

Como ele consegue isso? A Honda utilizou uma combinação do princípio de equilíbrio pesquisado durante anos para o seu robô ASIMO e um sofisticado sistema de movimento omni-direcional. São característica que permitem que você apenas se sente sobre o aparelho e repidamente consiga se deslocar em qualquer direção que você desejar de forma simples. Confira um vídeo mostrando o primeiro protótipo do aparelho.


Não há como dizer se a Honda vai lançá-lo no mercado, visto que são muitos os projetos que acabam não indo as prateleiras das lojas. Porém, independente da ida dele ou não para o mercado, dá vontade de dar uma volta para ver se ele é tão fácil quanto dizem. Ou você não tem vontade de testar o brinquedinho?

9 comentários:

  1. Oi Fernandez,

    Muito legal este veículo. Eu gostaria de experimentar. Cheguei a ver em Boston os policiais usando aquele outro com 2 rodas que o motorista anda em pé durante um show na concha acústica. Esse aí poderia ser útil para locomoção dentro de prédios muito grandes.

    Gostei do vídeo.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Fernandez!

    Muito interessante, amigo. Excelente o vídeo!

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Fernandez!

    amigo a matéria é super interessante. Gostei muito do vídeo!

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  4. Queria poder dar uma volta nele.
    Bjus, Anna.

    ResponderExcluir
  5. Fernandez.... pode até ser confortável, mas olhando dá a impssão que é horrível de ficar a confortável nele...... eu queria mesmo testar pra conferir....hehehehehe
    Beijo no coração

    Ps. Vê se passa pelo meuúltimo post.... tem um presente pra você lá!

    ResponderExcluir
  6. Acho que a segurança de uma pessoa encima de um treco desse deve ser zero!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu amiguinhoooo Fe!
    Que bom que estas de volta, saiba que senti muito sua falta viu, nao ns abandone mais.Referente a esse brinquedinho, nao sei se queria um pra mim nao, teria medo, acho que fica muito exposto e sem proteção, e tb deve doer muito os ombros braços.Bjs no coração

    ResponderExcluir
  8. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGO FERNANDEZ
    Confesso que jamais imaginei poder assistir invento tão primoroso... Vamos ver como se dará a aceitação nos próximos anos!
    Parabéns por nos presentear mais um post de qualidade!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  9. Fernadez
    Eu diria que isto é propriocepção ao máximo .
    Bem interessante ...
    Abs,
    Eninha Campos

    ResponderExcluir