sexta-feira, 21 de maio de 2010

Brasil: País do futebol, samba e ... ciências?

Uma das coisas que me revolta é a falta de valorização ao talento que se faz aqui no Brasil. Falam muito em inclusão, mas pouco em reconhecimento ao talento. Me parece que temos que dar mais valor aos nossos talentos (além dos futebolísticos).

Pois esta semana vi que alguns estudantes brasileiros tiveram projetos premiados na feira de ciências Intel ISEF 2010 (Intel International Science and Engineering Fair) e resolvi destacar quatro projetos no Orsty devido ao mérito.

1) O projeto de Ciências Sociais da estudante Tamara Gedankien (17 anos), conquistou 1o. lugar. Ele aborda um estudo de caso sobre os efeitos da contextualização sociocultural no aprendizado de matemática. Além do prêmio ela recebeu uma bolsa de estudos para estudar em uma universidade americana.

2) O projeto de Bioquímica do estudante Alejandro Mariano Scaffa (17 anos), conquistou 1o. lugar. Ele realizou um estudo sobre o melhoramento da produção de etanol por meio da esterilização da cana de açúcar.

3) O projeto Reevofoot (Pé Revolucionário) dos estudantes Lucas Strasburg Ferreira (18 anos) e Eduardo Trierweiler Boff (18 anos), conquistou 2o. lugar. O projeto prevê a construção de uma prótese de pé mecânico com materiais alternativos e baixo custo, para pessoas que sofreram amputação de membros inferiores.

4) O projeto de Microbiologia do estudante William Lopes (20 anos), conquistou 2o. lugar. Ele verificou a utilização do fungo Aspergillus Niger no tratamento de efluentes II, onde os organismos removiam poluentes.

Vale destacar que foi a primeira vez que estudantes brasileiros conquistaram o primeiro lugar na feira. Parabéns a todos os talentos que receberam destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário