quinta-feira, 29 de julho de 2010

Livros eletrônicos estão ultrapassando em vendas os impressos

Após o lançamento da terceira geração do Kindle da Amazon, o CEO da empresa, Jeff Bezos falou que as vendas de e-book do Kindle irão "ultrapassar as vendas dos livros impressos de bolso em algum momento entre os próximos 9 ou 12 meses" e que "algum tempo depois disso, os livros de capa dura serão superados". Considerando que a plataforma Kindle tem apenas 33 meses, e que os livros são apenas "um pouquinho" mais velhos, este feito é realmente impressionante.

O mercado de livros eletrônico vem crescendo muito, e deve mudar nossa sociedade nos próximos anos. Uma notícia que empolga ainda mais os adeptos é a criação do Kindle com cores. Esta semana Steve Kessel, VP da Amazon, avisou que as pesquisas da versão colorida está no laboratório. Porém ele completou que o aparelho com cores só será lançado quando proporcionar a experiência de leitura real como é feito hoje no Kindle preto e branco. Neste instante, as cores ainda não são possíveis em telas de tinta eletrônica. Porém a Qualcomm está se aproximando disto com a tecnologia chamada Mirasol.

(Fonte: US Today e Pocket Lint)

8 comentários:

  1. Olá meu querido Fê!
    Amigo, falávamos sobre isso esses dias, né? Eu adoro as "capas duras", mas também confesso que não experimentei um desses aparelhinhos de mão...rsrs...O que sei é que pelo computador cansa! Mas, no final, essa é a tendência mesmo! Será mais ou menos como os discos de vinil sendo substituídos pelos cds, né? Sempre haverá a turma do modernex, a turma da velha guarda e aqueles que ficam com um pouco de cada...
    Grande post, meu querido! Maravilha essa informação.
    Beijos,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Olá nerdinho querido ,

    É interessante e impressionante saber esse números do Kindle. Sinal que tem muita gente a ler pelo mundo a fora.

    Só espero que se o Kindle e cia revolucionarem o mundo dos livros ,sobre em alguma parte do planeta prateleiras com livros de papel com imensas brochuras para mostrarmos para os nossos netos que delicia que é um livro de papel.

    Sou completamente a favor do Kindle em cores, tecnologia touch-screen e tudo mais que se tem direito
    beijinhos :)
    Eninha

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Fê,
    amigo, taí uma coisa que ainda não consegui absorver os e-book. Tenho uma certa resistência para com eles acho que é porque adoro ler, gosto do cheirinho de um livro novinho e do prazer em folheá-lo é muito bom.. Beijos no coração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  4. Saudações!
    Amigo Fernanadez:
    A verdade é que o Kindle veio e está conquistando o mercado a cada dia. Agora imagina quando lançarem a versão em cores, aí é que a coisa vai disparar em todos os sentidos.
    Por outro lado, a pesquisa não deixou de me surpreender, é o velho hábito de folhear as páginas de um livro que estão armazenadas na memória.
    Parabéns por mais uma excelente matéria!
    Abraços fraternos!
    Fraternalmente,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. @Jackie Freitas

    Olá Jackie!
    Com certeza amiga, lembro bem desta nossa conversa. Quando surgem novas propostas e tecnologias sempre temos pessoas que vão querer migrar logo e os mais saudosistas. A proposta do Kindle, diferente do iPad e similares, é ser muito semelhante a leitura em papel... ao ver parece mesmo que é tinta no papel.
    No Brasil não se fala tanto dele, pois a função dele é apenas leitura (livro eletrônico mesmo) enquanto o iPad (e similares) querem ser uma estação de entretenimento (jogos, vídeos, aplicativos e até leitura de livros).
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  6. @Eninha A. Campos

    Olá Eninha!
    Um ponto bem legal levantaste. Os livros tem um aspecto muito legal no design. E realmente encantam.
    Mas o Kindle no momento que conseguir implantar cores de forma adequada, na minha opinião, vai dominar o mercado. Mas, obviamente, o de papel sempre continuará existindo, pois sempre haverá mercado.
    Eu sou um pouco apegado ao papel, mas em um Kindle acho a leitura fácil (e não gosto de ler no computador textos longos).
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  7. @Josy Nunes

    Olá Josy!
    Eu também sou um pouco apegado ao livro de papel amiga, mas no Kindle (específicamente) achei a leitura bem fácil e não cansa os olhos. Só perde mesmo o cheirinho do papel... risos.
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  8. @Lison Costa

    Olá Lison!
    Com certeza amigo, quando nascer o Kindle colorido o mercado vai tremer. Pois é o que está faltando.
    Quanto a troca do papel pelo e-book é uma mudança de hábito que deve entrar aos poucos, mas acredito ser inevitável, até por uma questão ecológica. :-)
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir