quinta-feira, 15 de julho de 2010

O curioso design do museu 007

Foi revelado esta semana o projeto do museu que abrigará a maior coleção mundial de veículos usados em filmes de James Bond, apoiado pela prestigiada Ian Fleming Foundation. Quem pensou, ao ler a notícia, que o museu ficará em Londres ou Monte Carlo se enganou. Para sediar o museu foi eleita a pequena cidade de Momence (Illinois, EUA), que fica a cerca de 50Km de Chicago.

Além dos veículos, o maior destaque do museu acabou sendo a grande sacada da fachada que tem uma imensa janela na frente em um ângulo para se assemelhar a um "7" (sete), sendo precedida por uma dupla de "0" (zeros). "Queríamos que a construção falasse algo quando a olhássemos", diz Vitale. O edifício primou pela simplicidade do preto e metal, lembrando a discrição de um terno, o que se tornou um importante elemento visual segundo o arquiteto: "Ele (o prédio) sempre surge como uma silhueta".
























Vale destacar que este não é o primeiro museu dedicado a James Bond (há o James Bond Museu em Keswick, no Reino Unido). Porém este será o com maior número de veículos usados em filmes. Entre as peças expostas estão a Lotus Submarino usado em The Spy Who Loved Me, o Aston Martin Volante visto em The Living Daylights, e a motocicleta BMW R 1200 usada em Tomorrow Never Dies.

O museu está previsto para abrir em 2012, a tempo de celebrar o 50º aniversário do primeiro filme de Bond, Dr. No.

(Fonte: Fast Company)

10 comentários:

  1. Olá Fê :)
    Nooossa ! Incrível! Muito bacana as soluções de arquitetura e design incluindo toda a programação visual que é do melhor. Fiquei encantadérrima .
    A tradução é perfeita. De fato "Um Museu que diz Bond. James Bond. "
    Esse eu faço questão absoluta de ver .Alem do mais adoro o James Bond
    Grande post :)
    beijinhos
    Eninha

    ResponderExcluir
  2. @Eninha Campos

    Olá Eninha!
    Pois é minha amiga, com certeza o museu consegue transmitir mesmo este "Bond, James Bond" que o artigo original fala. :-)
    Eu também gosto do 007... se bem que este último artista, o Daniel Craig, eu não gostei muito no personagem. Prefiria os do Sean Connery e do Pierce Brosnan.
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  3. Eu também ! O Pierce Brosnan e o Sean Connery são imbatíveis , eu acho ...

    Fê, gostei muito do seu artigo. Já está aqui nos meus favoritos :)
    Bem, todo ele é inspirador .

    Beijinhos
    Eninha

    ResponderExcluir
  4. Fernandez, que bacana. Eu sou fã. Houve um tempo que não perdia nenhum filme. Os que mais gostava era com Sean Conery. Adoraria poder entrar e ver tudo de perto. Meu nome é Bond, James Bond!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernandez, gostei muito do design, ficou show! Achei interessante também a localização, mas será que não combinaria mais com um museu para o Al Capone?...rs.

    Sempre gostei dos filmes do 007. E prefiro aqueles antigos, com o eterno 007: Sean Conery.

    Adorei a postagem!

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  6. @Eninha A. Campos

    Pois é os dois são os melhores. :-)
    Fico contente que tenha gostado. A criatividade no design é um elemento que me encanta muito. Adoro ver prédios com design inteligente.
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  7. @Sissy

    Olá Sissy!
    Com certeza Sean Conery foi o que mais marcou. Depois dele o único que gostei foi o Pierce Brosnan... acho que ele tinha um estilo que lembrava o Sean Conery.
    Com certeza se visitar os EUA e passar por Chicago, não dá para deixar de esticar um pouco o passeio até o museu para gravar um videozinho dizendo "Meu nome é Bond, James Bond!" ;-) rs
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  8. @blogdacomentarista

    Olá Denize!
    Com certeza minha amiga. Um museu do Al Capone iria ter uma ligação mais intensa com a cidade... Mas talvez eles tenham preferido homenagear um mocinho importado do que um bandido local... ;-) rs
    E concordo contigo... Sean Conery é o eterno 007.
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  9. Bem, é justo que o museu fique nos Estados Unidos, afinal a produção é americana, ou não ...

    ResponderExcluir
  10. @Joselito

    Olá Joselito!
    Tens razão amigo... não tinha pensado por este lado. :-) rs
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir