quarta-feira, 21 de julho de 2010

O que é inteligência?

Me deparei com um texto sobre Conhecimento e Informação no blog O Que é Isso? da minha querida amiga Eninha e, ao refletir sobre o assunto proposto, me lembrei de uma aula muito interessante de IA (Inteligência Artificial) que tive na faculdade com uma professora que, posteriormente, se tornou uma grande amiga.

Antes de abordar o fato em si, ao contrário do que muitos podem pensar, as aulas de IA não ficavam presas em programação e teorias da computação, mas passávamos muito tempo discutindo filosofia, sociologia e outras áreas do conhecimento e aprendizado. O desafio que a professora propusera para turma era: Explicar o que é inteligência? E o porquê somos inteligentes?

Entendendo um pouco mais desta proposta de aula, uma das maiores lições que tive desta aula aconteceu já no primeiro dia quando a professora lançou, para toda turma, a seguinte pergunta:
- "O que é inteligência?".
Ao ter o silêncio como resposta, ela muda a pergunta:
- "Como vocês definem que uma pessoa é inteligente?".
Então um aluno diz:
- "Uma pessoa inteligente é aquela que sabe tudo, sobre tudo.".
A resposta pareceu satisfatória para a turma e, observando isto, a professora ficou parada por alguns instantes e indagou o colega:
- "Então, baseado no conceito que você acabaste de fazer, me diga: Você se considera uma pessoa inteligente?".

Obviamente que todos na sala perceberam que a resposta teria que ser "Não!". Porém esta divertida questão levantada pela professora, mais do que propiciar uma "quebra de gelo" do tema, fez com que todos na classe percebessem como nós (sociedade) criamos um sentido próprio e idealizado de inteligência (e assim fazemos com muitos outros conceitos).

Estas aulas me fizeram perceber que mesmo um conceito que (aparentemente) é simples pode nos confundir. E nos confunde justamente por que não costumamos a refletir sobre ele ou, simplesmente, o idealizamos. Percebemos que a definição de inteligência é relativa e depende da cultura que se está inserido (por exemplo: o conceito oriental de inteligência é muito diferente do ocidental).

Então me diga... Como você define que uma pessoa é inteligente? E, baseado na sua definição, você se considera uma pessoa inteligente? (risos)

18 comentários:

  1. Quando colocamos em prática nossa inteligência aprendemos com os nossos erros, logo concluo que,
    o inteligente se previne de tudo; o idiota faz observações sobre tudo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. @Principe Encantado

    Olá Príncipe!
    Muito bem colocado amigo. :-) rs
    Aprender com seus erros é, certamente, um ponto muito importante. Errar não é um problema, mas persistir no mesmo erro... :-)
    Agradeço o comentário meu amigo.
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir
  3. Que Post Fantástico!
    Amigo FERNANDEZ:
    Este é um super artigo e fala à sensatez que devo declinar de fazer um comentário, haja a vista, a profundidade do tema em tela. Primeiro porque existem centenas de conceitos abordando o tema e depois é que não tenho conhecimentos razoáveis para emitir uma opinião.
    Parabenizo-o por mais um post de conteúdo e qualidade!
    Contagiou. Mexeu. Valeu.
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  4. @Lison Costa

    Olá amigo Lison!
    Certamente é um tema de muita reflexão. Tivemos muitas discussões sobre o assunto e realmente é um tema muito amplo e gera bons debates e divertidos pontos de vista... ;-) rsrs
    Agradeço as colocações do amigo que sempre contribui com os artigos.
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir
  5. Na Wikipedia: "Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um escopo muito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, o caráter ou a sabedoria."
    []'s

    ResponderExcluir
  6. @Antônio

    Olá Antônio!
    A definição que o amigo trouxe é um bom ponto de partida, porém também pode ser questionado em alguns pontos. Mas foi um bom acréscimo ao post e ao tema proposto. :-)
    Agradeço a visita.
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo Fernandez já que estamos refletindo sobre o assunto em questão: sim , acredito que somos inteligentes,
    maravilhosa sua postagem,
    abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  8. Eu defino assim..se ela tem mais que dois neurônios igual a eu..
    é muitooo inteli...kkkk
    bjooo

    ResponderExcluir
  9. @Victinho

    Olá amigo Vitor!
    Com certeza somos sim amigo. :-)
    Agradeço pela visita e participação.
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir
  10. @Carolbio

    Olá Carol!
    Me diverti com o comentário... :-) rsrs
    Penso que mais vale ter dois neurônios e usá-los bem, do que ter centenas e não usá-los. ;-) rs
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  11. Olha sinceramente eu não sei, tem assuntos que sabemos e sim poderemos nos considerar inteligente!!
    Mas ninguém sabe tudo, se fosse julgar assim ninguém é inteligente, mas o conceito de inteligência pode variar, pra mim significa ter cultura, uma pessoa que sabe o que faz, tem a plena noção de seus atos e aprende sem remediar e criticar os outros, com o intuito de aprender sempre claro!!
    Beijos =D

    ResponderExcluir
  12. @Lewis_

    Olá Clarice!
    Sim... com certeza somos inteligentes. A ideia foi justamente reforçar que, muitas vezes, fazemos um conceito idealizado e nem nos damos conta.
    Certamente a definição varia conforme a cultura e ambiente ao qual estamos inseridos. Geralmente a cultura é um conceito mais amplo, que até pode ser inserido, dependendo da nossa análise.
    Porém vejo que uma pessoa dita "inculta", que não mede seus atos e crítica ao extremo pode ser considerada dotada de inteligência. ;-)
    Fazendo uso do que o amigo @Antônio trouxe. :-)
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir
  13. Olá Fê,

    Cá estou, não sem antes começar por pedir desculpas por estar tão atrasadinha. Espero voltar logo, logo a horários decentes:)

    Eu disse num artigo recente que tinha saudades das minhas aulas na faculdade. Ao ler seu artigo fiquei com mais saudades ainda... Lembrei-me imediatamente de um disciplina filosófica chamada Estética, que fiz na minha faculdade, e dos desdobramentos das aulas ,em um café ao lado da faculdade, com conversas incríveis e intermináveis com meu querido professor e alguns amigos sobre a teoria do belo...imagine ! HEHE

    A propósito, eu adoraria ter aulas de IA. Acho fascinante entender esse ramo da “engenharia da inteligência". Por enquanto contento-me com meus delírios com os robôs, os nanorobôs.etc., a interagir o com nossos neurônios.

    Caramba ! É difícil definir inteligência. Pode significar tantas coisas diferentes para tantas pessoas diferentes... Meu conceito “idealizado" de uma pessoa inteligente é aquela com a capacidade de aprender, aprender, e aprender compreender e interagir.

    No contexto educacional, a inteligência pode ser comparada ao desempenho acadêmico, eu não acho que seja necessariamente uma boa comparação . Certamente, a capacidade de uma pessoa pensar analiticamente e usar seu conhecimento e experiência muitas vezes é mais importante do que sua capacidade de comandar um grande número de fatos. Acho que aqui nosso artigos encontram-se, não é ? :)

    Acho que a inteligência está ligada a metodologia. A princípios tangíveis, já a sabedoria está relacionada com assuntos intangíveis como a coragem, dedicação, amor, paciência e gosto...
    Portanto para mim nada vale a inteligência sem a sabedoria. Aliar as duas coisas é a "perfeição". Como diz o "outro", conhecer o caminho é uma coisa percorrê-lo
    é outra coisa, beeeem diferente.

    Eu?! Se eu sou inteligente? (nerdinho!! que perguntinha chata essa sua, hein ?)
    Hummmm digamos que eu seja um boa aprendiz HEHE

    Gostei imenso ! Vamos fazer isto mais vezes ?
    Muito Obrigada !
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. @Eninha A. Campos

    Olá Eninha!
    Acharia muito fascinante ter uma disciplina que discutisse a teoria do belo... eu ia pirar filosofando sobre o assunto. Pois adoro discutir temas e conceitos. :-)
    Curioso saber que gostas de robôs... um passatempo que adoro fazer é... adivinhe... montar e programar robôs... rsrs... e não é brincadeira... uso os kits de lego mindstorm para isso, conhece?
    Quanto a postagem... Adorei a tua resposta... muito divertida e inteligente... ;-)
    Achei importante ter separado inteligência de sabedoria, pois são conceitos distintos (mesmo sendo complementares). E gostei da citação de "interação", pois a questão da minha compreensão do mundo (reação) e a inteligência social são muito relevantes... e, por vezes, esquecidos.
    Beijos, Fernandez.

    P.S. Com certeza vamos fazer outras vezes.

    ResponderExcluir
  15. Pois é, geralmente definimos pessoa inteligente aquela que sabe tudo, acabamos nos colocando um pouco aquém dessas pessoas, já que considerar-se acima dos outros não é tido com bons olhos. Nós e a nossa cultura! Adorei o seu texto! Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  16. @Luciana P.

    Olá Luciana!
    Com certeza amiga, muitas vezes idealizamos o conceito de inteligência... o que pode até influenciar na nossa postura frente a sociedade. Por isto é bom refletirmos este conceito (e outros também).
    Agradeço o comentário querido da amiga que somou ao post.
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  17. Para mim a inteligencia pode ser um conjunto de conhecimento aprendidos, amadurecimento, observancia. Eu já conversei com pessoas humildes e fiquei impressionada com a sapiencia. O bom de estar mais velha é ver a diferença dos meus tempos em cada década e o que avancei.

    ResponderExcluir
  18. @Sissym

    Olá Sissy!
    Com certeza há uma série de fatores que podem ser consideradas inteligência.
    E, certamente, a sabedoria não depende de classe social e sim das experiências que acumulamos no decorrer da vida e nas lições que elas nos trazem.
    O que importa é evoluir com este aprendizado. ;-)
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir