sábado, 14 de agosto de 2010

Novidades sobre o Cubo Mágico

Esta semana li dois artigos sobre o cubo mágico (ou Rubik Cube) que me chamaram a atenção. Uma delas foi o curioso cubo mágico, desenvolvido pelo designer Konstantin Datz, para deficientes visuais, onde em vez das tradicionais cores ele utiliza Braille nas peças (ver imagem em destaque).

Outra notícia curiosa sobre o cubo que conquistou corações nos anos 80 (se tornando um dos ícones desta geração) foi a descoberta do número perfeito de movimentos necessários para se resolver o cubo mágico. E o número perfeito é 20. Isto mesmo, com no máximo 20 movimentos é possível solucionar todas as 43.252.003.274.489.856.000 configurações possíveis do famoso quebra-cabeças.

A tentativa de descobrir o número perfeito (ou God Number) iniciaram em 1981 com Morwen Thistlethwaite que chegou em 52 movimentos. De lá para cá foram realizadas diversas outras possibilidades até que, em Julho deste ano, Morley Davidson, John Dethridge, Herbert Kociemba e Tomas Rokicki provaram que o God's Number é exatamente 20.

Ou seja, na próxima vez que brincar com o cubo mágico e conclui-lo com mais de 20 movimentos você já saberá que poderia ter feito melhor. (risos)

4 comentários:

  1. Para nós, reles mortais, o jeito é aprender o método básico mesmo. Quem tiver interesse em aprender a resolver o cubo, é só acessar:

    Não vou dizer que é super fácil, mas com um pouco de paciência qualquer um pode aprender a resolver.

    ResponderExcluir
  2. E tem alguém q não consegue concluir em menos de 20 jogadas? ;) kkkkkk
    T+!

    ResponderExcluir
  3. @Carlos de Alcântara

    Olá Carlos!
    Realmente, aprendendo o básico já seria bom... pois muitos sofrem com o desafio. ;-)
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir
  4. @André

    Olá André!
    Pois é... já ouvi falar em pessoas que não conseguem acabar em 20 jogadas ou menos... devem ser pessoas meio lentinhas. ;-) rsrs
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir