segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Depois de falar, não adianta chorar...

Como diria minha mãe: "Depois de falar, não adianta chorar". Eis 7 frases de especialistas sobre grandes inovações:

1. A lâmpada elétrica
"... Bom o suficiente para os nossos amigos do outro lado do atlântico, mas indigno de atenção de homens práticos ou científicos". Comitê Parlamentar Britânico, referindo-se a lâmpada de Edison, 1878.

2. Corrente Alternada
"Ficar mexendo com corrente alternada é apenas um desperdício de tempo. Ninguém vai usá-la, jamais". Thomas Edison, 1889. Vale salientar que a distribuição da energia elétrica só foi viável com uso da corrente alternada.

3. O Computador Pessoal
"Nós alcançamos os limites do que é possível fazer com os computadores". John Von Neumann, 1949. Cheguei a ficar arrepiado com essa.

4. O microchip
"Mas o que... isso é bom para que?". Um engenheiro de Computação Avançada da Divisão de Sistemas da IBM, comentando sobre o microchip em 1968. Respondendo ao engenheiro: Para nada, se excluirmos todos os aparelhos eletrônicos da vida moderna. (risos)

5. Transmissão de Dados
"Antes que o homem chegue à Lua, sua correspondência será entregue no prazo de poucas horas de Nova York para a Austrália através de mísseis guiados. Nós estamos no limiar do desenvolvimento da correspondência foguete". Arthur Summerfield, Diretor Geral dos Correios de Eisenhower, 1959. Ele se assustaria ao ver que hoje em dia podemos enviar o equivalente a estantes inteiras de correspondências por alguns centavos e num piscar de olhos... e tudo isso sem usar foguetes. (risos)

6. O Automóvel
"A compra de 'carruagens sem cavalos' é um luxo para os ricos, e embora seu preço deva, provavelmente, cair no futuro, ela nunca vai, naturalmente, entrar em um uso comum como a bicicleta". Literary Digest, 1899. Certamente o autor da frase adorava sua magrela. (risos)

7. A Televisão
"Embora a televisão seja viável teórica e tecnicamente, comercialmente e financeiramente é uma impossibilidade, seu desenvolvimento só deve consumir tempo em nossos sonhos". Lee DeForest, pioneiro da rádio americana e inventor do aspirador, em 1926. Hoje ele se espantaria com as mais de 220 milhões de "impossibilidades" instaladas nos lares só dos EUA. (risos)

Isto serve para vermos que devemos confiar nos nossos instintos e sonhos, independente de previsões de especialistas. A não ser que você concorde com Charles H. Duell (Diretor do Escritório de Patentes dos EUA) que em 1899 fez a seguinte análise: "Tudo que podia ser inventado já foi inventado".

Enfim, confie em você mesmo e procure não desanimar com frases pessimistas... afinal se a criatividade é a mãe da invenção, a persistência provavelmente deve ser o pai. (risos)

6 comentários:

  1. Tentar prever o futuro dá nisso. :) huahauuaha
    Cilwiu Çantus

    ResponderExcluir
  2. Cada frase... era melhor fica quieto. :))) kkk

    ResponderExcluir
  3. Meu... os caras não podiam errar mais feio.. o do computador assusta msmo. huhuahuahu
    T+!
    Andre

    ResponderExcluir
  4. @André
    É cada uma... sem bola de cristal não dá pra arriscar. Pelo menos não na mídia. :-) rsrs

    ResponderExcluir