terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Realidade aumentada já é uma realidade

A Realidade Aumentada pode ser definida como a inserção de objetos virtuais no nosso ambiente físico em tempo real. Ou seja são objetos que podemos ver e manusear no nosso ambiente, mesmo que eles não existam fisicamente.

Para que os objetos virtuais "façam parte" do nosso ambiente basta uma webcam para filmar o ambiente e reconhecer marcas que indicam onde os objetos virtuais estão. Estas marcas são códigos (como os códigos de barra) que identificam a posição e o tipo de objeto que será inserido no ambiente.

Um exemplo simples para entender este conceito são as tradicionais figurinhas dos jogadores de baseball colecionadas por crianças nos EUA. As figurinhas de 2010, que são aparentemente comuns, contém códigos que identificam o jogador. Quando colocadas em frente a uma webcam um software identifica o código e o jogador da figurinha surge em 3D sobre o cartão, permitindo que a criança interaja e até faça um pequeno jogo com ele.


Obviamente este é apenas um pequeno exemplo do que pode ser feito, pois ficamos limitados a colocar a figurinha em frente a uma webcam e ver a imagem apenas no monitor. Mas imagine no futuro com o desenvolvimento de óculos com câmeras e caixas de som embutidas. Significaria que o jogador apareceria diretamente sobre a figurinha "do nada". Agora imagine esta mesma ideia aplicada a uma visita a um museu ou a uma cidade turística.

Enfim, são muitas possibilidades. A imaginação é o limite...

5 comentários:

  1. Fernandez, recentemente aprendi o que se trata isso, é fantastico! Agora fico sempre reparando detalhes para ver se tem "algo" escondido! Outro dia vi num desfile, nas costas dos modelos tinham a RA, quando viravam contra o publico, refletia na parede o que estava nas costas! UAU!

    **********

    Fernandez, sabe que ano passado precisei chamar 192 e são bombeiros... nossa... quem me deixou corada foi Laura com o comentario dela a respeito de um deles! E foi na maior inocencia.... acho que ela tem algo parecido comigo... kkkkkkk


    ***************


    Amei sua visita! Vc realmente é um amigo muito especial. Obrigada! Felicidades para vc e sua familia neste ano que se inicia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Falae Fernandez
    Mto legal. Tive mil ideias ao ler o texto. Já tinha ouvido falar, mas não conhecia a tecnologia. Um barato.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Fernandez,

    Fiquei fascinada... só espero que esta tecnologia passe a fazer parte das nossas vidas rapidamente. Irei poupar um dinheirão em "barbies" e "bratz"... isto porque a minha filha costuma estudar-lhe a anatomia e de súbito tem a boneca preferida com um braço a menos! :)

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  4. Loucura, loucura, loucura. Gostei! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernandez,

    Achei a tecnologia muito legal. Tinha visto uma demonstração de um banco que veio em uma revista, mas este teu post deu uma ideia bem mais clara do que se pode fazer. Bem divertido.

    Bjs
    Paula Teka

    ResponderExcluir