segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Você não está indignado?

Publicado há quatro meses, com mais de dez edições e pedidos de tradução no mundo inteiro, da Turquia ao Brasil, da Polónia ao Japão, Indignai-vos! (Indignez-vous!), de Stéphane Hessel, teve um êxito fulminante em toda Europa se tornando um Best-Seller.

Aos 93 anos, Hessel, um filósofo e antigo resistente da 2a. guerra faz um apelo ao envolvimento social e político em nome da emoção suscitada pelas injustiças em um livro de trinta páginas e um custo de três euros. O sucesso não foi devido a qualquer promoção editorial, mas sim por um fenômeno social de recomendação entre amigos. Indignai-vos! cristaliza o espírito de uma época, procurando mostrar que a sociedade está esgotada pelos altos e baixos da finança mundial e seus efeitos sociais, onde uns enriquecem ao mesmo ritmo a que outros empobrecem.

O título, Indignai-vos!, por si só já se torna um slogan eficaz ao exprimir que apenas a indignação poderá despertar nossa sociedade para buscar mudanças. Apesar de ignorar outras formas de consciência politica e social, o livro se torna efetivo ao passar a mensagem que não devemos ficar alheios aos acontecimentos absurdos e aos abusos que se passam debaixo do nariz da nossa sociedade... enfim... Indignai-vos!

8 comentários:

  1. Olá meu querido Fê!
    O título, por si só, já chama a atenção e desperta curiosidade. Agora, sabendo a intenção de sua mensagem, façamos outro apelo: Despertai-vos!
    Ótima dica, meu amigo gaúcho!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica. Vou ver se consigo um.
    Abcs

    ResponderExcluir
  3. @Jackie Freitas
    Olá Jackie... uma leitura rápida que vale a pena. Ainda mais considerando que hoje em dia nossa socidade parece mesmo adormecida. "Despertai-vos" seria uma boa pedida também :-) rs

    ResponderExcluir
  4. @Anna
    Olá Anna... deixei um link da Amazon no final do post, e pode ser adquirido por menos de 3 euros. A edição em português breve deve estar pintando em breve nas lojas.

    ResponderExcluir
  5. Sim, sim : Indignez-vous!
    É uma excelente dica Fernandez, assino em baixo .
    Abraços .

    ResponderExcluir
  6. @Eninha Campos
    Olá Eninha... com os crescentes abusos do poder no Brasil "Indignez-vous!" passa a ser um slogan que todo brasileiro deveria levar no dia a dia. :-)

    ResponderExcluir
  7. Fernandez, acho que por cá só vai estar nas livrarias na próxima semana. Não tenho a certeza... Depois dou uma vista de olhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Luisa... no Brasil também estão prometendo para breve. Acho que vale a pena, ainda mais com este custo bem acessível. :-)

    ResponderExcluir