segunda-feira, 14 de março de 2011

Qual é o seu rótulo?

No mundo de hoje vemos seguidamente a atribuição de rótulos as pessoas. Algumas "compram" estes rótulos e vivem de acordo com eles. Uma campanha muito interessante promovida pelo Citizens Commission on Human Rights (CCHR) destaca que somos mais que os estes "rótulos modernos".

A CCHR que é uma organização sem fins lucrativos de vigilância de saúde mental e forte incentivadora a criação de leis que visam proteger os indivíduos de práticas abusivas ou coercitivas. Mas, independente da corrente da instituição, a campanha me parece ser muito válida: "Rasgue o seu rótulo e procure seu potencial".


17 comentários:

  1. Acho que a imagem do post é meu rótulo :)))
    T+!

    ResponderExcluir
  2. Genial!!! Hj tendem a dizer q tdos tem rotulos e somos nos q devemos decidir quem somos.

    bjus

    Elen

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo
    Com certeza Elen... nó é que devemos definir nossos rótulos. ;-)

    ResponderExcluir
  4. "Rasgue o seu rótulo e procure seu potencial"
    Gostei da campanha.
    Bjus
    Anninha

    ResponderExcluir
  5. Oi querido Fê!
    Bárbara essa campanha, meu amigo! Acho que todos deveriam se libertar dos vários rótulos que são impostos diariamente e, também, daqueles que muitas vezes colocamos. Para mim isso não deixa de ser uma forma branda (ou não) de pré-julgamento!
    Excelente! Adorei, meu gaúcho querido!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. Cara que maximo isso, não sabia da existencia dessa organisação, vigilância de saúde mental, cara achei isso senssacional, vou pesquisar mas sobre isso, sempre fui contra essa midia capitalista que quer nos rotular a todo momento, não sabia que existiam leis contra isso, mas acho que isso não é aqui no Brasil né.

    ResponderExcluir
  7. He,He :}
    Sim Fernandez,é uma campanha sensível e bem bacana , de fato.
    Abraços,
    Eninha

    ResponderExcluir
  8. Fernandez, tudo bem?
    Gostei muito desta postagem. A coisa é assim mesmo. Tenho uma amiga que é psiquiatra no Instituto de Psiquiatria da Hospital das Clínicas da USP. Ela trabalha com adolescentes no SEPIA - Serviço de Psiquiatria na Infância e Adolescência. Os pacientes atendidos por esse setor estão na faixa etária dos 6 aos 17 anos.Estive lá com ela algumas vezes e fiquei impressionada ao ver o tanto de siglas dentro do pp SEPIA , rotulando os pacientes! Grupo de Transtorno Bipolar, Grupo de Transtorno de Ansiedade, Mania, Esquizofrenia, Grupo de TOC, Transtornos Alimentares, Transtornos do Sono etc, etc... Cada indivíduo com seu cartão/crachá e respectiva sigla(leia-se rótulo). É muito estranho... Fulano é do grupo de Ansiedade, ciclano é Bipolar etc. Parecia até que o vídeo tinha sido feito lá no SÉPIA!kkk
    Creio que o fato de rotularmos não resolve o problema de ninguém, ao contrário, pior a pessoa se sente. Parabéns pelo post!
    BEIJOSSSSSSS

    ResponderExcluir
  9. @Anna
    Realmente Anna, é uma campanha bem interessante. Vale divulgar. :-)

    ResponderExcluir
  10. @Jackie Freitas
    Olá Jackie... adorei o teu ponto de vista... realmente estes rótulos, por si só, não deixam de ser pré-julgamentos. O que vale é tentar se livrar deles e achar nosso potencial real. :-)

    ResponderExcluir
  11. @Marcos Mariano
    Olá Marcos... realmente é bem interessante ter órgãos que procuram observar práticas de saúde. A campanha de acabar com rótulos achei muito interessante. Pelo que li eles ajudaram a criar, nos EUA, mais de 150 leis nesta área. Mas vale ler mais sobre o assunto... não pude me aprofundar muito, mas de qualquer forma a campanha achei bacana. :-)

    ResponderExcluir
  12. @Eninha Campos
    Olá Eninha... também achei a campanha bem articulada. Vale para refletir sobre o tema. :-)

    ResponderExcluir
  13. @Neusa Fiesta
    Olá Neusa... interessante o uso de crachás... realmente é estranho ter um rótulo tão destacado. Talvez valha passar o vídeo para tua amiga. :-)
    Achei a campanha muito original... pelo menos para refletirmos mais sobre estes rótulos que vem sendo dados com cada vez mais facilidade. ;-)

    ResponderExcluir
  14. Como diria os filósofos dos Engenheiros, "Somos o que podemos ser".

    ResponderExcluir
  15. @joselito bortolotto
    Pensando nos engenheiros: um dia pegamos as chaves que abrem essa prisão... E tudo ficou tão claro... O que era raro ficou comum... ;-)

    ResponderExcluir
  16. É terrível carregarmos rotulos. Alguns prejudicam seriamente a auto-estima. Quando nova, eu era chamada de CDF, hoje acho que me enquadraria numa NERD, deve ser. Naquele tempo, ser chamada de CDF deveria ser um elogio, mas a maneira que era expressada dava a sensação de ser uma ET...

    Beijos

    ResponderExcluir