sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tênis Guia Promete Ajudar Deficientes Visuais


Muitas pessoas vem chamando o Arduino de ‘brinquedo’ ou de ‘muito simples’, mas eis aqui um fato: Esta simplicidade está dando aos inventores o poder de desenvolver protótipos de forma rápida. O que antes levava meses para ser desenvolvido agora pode levar poucos dias.

Um exemplo interessante é o projeto de um tênis guia para deficientes visuais chamado Le Chal. Como funciona? Em um celular com Android o usuário informa aonde quer ir. O celular mapeia o trajeto e, através de comunicação via Bluetoth entre o celular e o tênis, o tênis emite vibrações que permitem ao usuário entender o trajeto. O tênis ainda dispõe de sensores direcionais e de proximidade para melhor a orientação. Um protótipo foi desenvolvido em 6 dias a um custo de US$ 12 - sem contar o custo do celular e o tênis, os quais podem ser de qualquer marca ou mesmo os que a pessoa já tem.

(Fonte: Anirudh Sharma, Techie Buzz

* O Arduino é um circuito muito simples que permite a conexão e processamento de sensores dos mais variados tipos.

2 comentários:

  1. Fernandez , muito, muito bacana o le-chal . Mais bacana ainda é ver como uma ideia criativa e aparentemente "simples" pode facilitar taaanto a vida de outras pessoas ... Isto é o que podemos chamar de tecnologia bem pensada!
    bjim !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eninha querida!
      Pois é minha amiga... com uma ideia na cabeça e um pouco de dedicação é possível fazer muita coisa. O que gostei muito foi a preocupação do autor da ideia com a viabilidade do aparelho... ele conseguiu um preço bem acessível. Claro que ainda está longe de ser uma solução definitiva, mas o autor não deixou de plantar uma sementinha... :-)
      Beijos minha amiga.
      Fernandez.

      Excluir