quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Próximos passos das telas multi-touch

Breve devemos ouvir mais falar em IFSR ou, pelo menos, nos produtos derivados desta tecnologia. Mas, o que é IFSR? IFSR ou Interpolating Force-Sensitive Resistance é uma tecnologia desenvolvida pela jovem empresa Touchco que utiliza resistencias sensíveis a força, que são condutivos conforme o nível de pressão aplicado e permite detectar diferentes entradas.


Até então, desde que Jeff Han (da NYU) apresentou a tecnologia multi-touch no TED em 2006, ocorreu um interesse maior nesta tecnologia, onde a mais identificada foi a dos dispositivos tipo iPhone que usam tecnologias de captação ao toque que requerem a pressão do dedo para ativar um ponto. A limitação desta tecnologia era o número de entradas (pontos de pressão) que podiam serlidos simultaneamente, restringido a dois dedos para navegar no aparelho.

O IFSR permite um grande salto sobre as tecnologias utilizadas até o momento. Além do fator tecnologico, o custo de aproximadamente US$ 3 por polegada também viabiliza a tecnologia.

Onde poderemos ver esta tecnologia? Sr. Perlin acredita que veremos nos e-readers em 2010, em novos instrumentos musicais e em laptops e notebooks. Touchco também vem trabalhando com os animadores da Disney para recriar um verdadeiro livro de pinturas digital, utilizando a sensibilidade a pressão para determinar a espessura do traço ou do uso da borracha. Os sensores podem ainda diferenciar a palma da mão, o pincil ou um lápis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário