quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Apenas o prazer de ler unido a tecnologia

Quem tentou acompanhar as tecnologias de e-reader (ou e-papers, e-books e, ufa!, tablets) nestas últimas semanas deve ter enlouquecido. Desde dezembro você já deve ter ouvido falar no Kindle (da Amazon), em uma centena de talets (Dell, HP, Acer, Google) e, desde ontem, no iPad.

Mas, antes de declarar seu amor ao iPad ou ficar na defensiva pelo lindo Kindle que você comprou no natal, devia se perguntar: Por que todo este frenesi por estes produtos? Na minha modesta opinião a resposta é simples: todas as propostas, sem exceção procuram remeter a boa e velha sensação de ler um livro.

Ou seja, a industria descobriu que as pessoas relutam em ler no computador, mas não num dispositivo semelhante a um livro (ergonomicamente falando). Mas isto só foi constatado pela ótima aceitação do Kindle, o sucesso de vendas deste natal. A ponto do Steve Jobs em seu discurso de ontem ter mencionado que a Amazon fez um "grande trabalho de pioneirismo" em leitura eletrônica com o Kindle.

Porém vou incluir neste post 2 produtos que vão mostrar que estão vindo alternativas que aumentarão ainda mais a sensação de leitura convencional: o skiff e o e-paper da LG, que são tão interessantes que talvez agradem (que ninguém me escute) até mais que o iPad.

Olhando este leque de alternativas (Kindle, iPad, Skiff e LG) qual você escolheria? Eu particularmente achei a proposta da LG extremamente atrativa. Vendo o design já me imagino lendo meu jornal de final de semana nele sem problemas. Mas o mais importante é que ler voltou a ser "in" em 2010.

3 comentários:

  1. Será bem melhor
    Não conseguimos acompanhar a tecnologia:
    Se eu compro um Ipad hoje, quem sabe amanhã já será superado por outro produto com tecnologia mais avançada...

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernandez,

    Legal esta matéria..

    Obrigado por colocar o link do meu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. ADORO LER INDEPENDENTE DA TECNOLOGIA, MAS SOU FAVORÁVEL A QUE O POVO TENHA UMA AJUDINHA, SÃO PREGUIÇOSOS E PRECISAM LER.

    ResponderExcluir