terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Músicas também possuem DNA

A empresa Bach Technology está lançando o MusicDNA, um novo formato que está colocando um sorriso no rosto das gravadoras e rugas de preocupações no rosto de quem gosta de baixar suas músicas em mp3 da internet.

Mesmo que as gravadoras vejam o formato como uma nova arma no combate à pirataria online, o objetivo da Bach (pelo menos o declarado) não é este, mas sim oferecer informações adicionais as músicas, como informações sobre os artistas, datas e locais das turnês, por exemplo. A empresa acredita que a simples disponibilização de informações do seu artista predileto já o motivaria para a compra da música. Mas, mesmo com as boas intenções expressas pela Bach, fica óbvio que, no final, o interesse das gravadoras irá provalecer e este novo formato (se realmente vingar) será usado com o foco de combate a cópias e distribuição.

Por isto prefiro o meu bom e velho formato mp3, ainda mais depois de saber que o formato não fornece nenhuma melhora na qualidade do áudio.

De qualquer forma a idéia da empresa em "mapear os genes da música" é boa e propõe idéias novas ao mercado. E, para quem quiser usar a boa notícia é que o MusicDNA será compatível com os player atuais.

3 comentários:

  1. Qual será a diferença do DNA das músicas de Tom Jobim e do Bonde do Tigrão?

    ResponderExcluir
  2. E será que não dá pra baixar com DNA e tudo ?

    ResponderExcluir
  3. Seria mesmo DNA? não acredito tenho aqui minhas desconfianças.hehehe
    Abraços forte

    ResponderExcluir