terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ossos de Madeira

Criar peças de reposição de madeira para o corpo humano já foi considerado um procedimento médico revolucionario, pois é exatamente nisto que um grupo de cientistas italianos está trabalhando agora. Eles estão usando madeira — carvalho vermelho foi uma das espécies bem sucedidas nos testes — para criar um osso artificial de reposição chamado hydroxyapatite carbonatado. Devido a espongidade da madeira, espera-se o crescimento de ossos por dentro do implante de forma mais rápida e segura que nos tradicionais implantes de titânio e cerâmica, diminuindo o tempo de recuperação do osso quebrado. O procedimento não está pronto para ser aplicado em seres humanos, mas testes estão sendo aplicado em ovelhas com sucesso.

O processo de confecção dos ossos para implante consiste no aquecimento de um bloco de madeira até se transformar em carvão que, num segundo momento, é coberto com cálcio. Depois de processada, a madeira está pronta a ser moldada à forma de osso que se pretender.

Os pesquisadores dizem que com o osso substituto, em um processo de aproximandamente uma semana, consegue-se criar reposições de osso de praticamente qualquer tamanho e forma. O custo do processo é de aproximadamente US$ 850.

Nenhum comentário:

Postar um comentário