sábado, 23 de janeiro de 2010

Quem ganha com conteúdo pago?

Algumas tecnologias novas, que podem trazer grandes benefícios, muitas vezes são acompanhadas de idéias limitadas que visam monopolizar informações na tentativa de obter mais e mais lucro.

Após uma série de boas notícias do sucesso de e-readers em 2010 (como Kindle, Skiff e do prometido Tablet da Apple), as quais imaginávamos que seriam um tremendo impulso para a industria de livros e jornais, tudo acabou sendo ofuscado pela ganância e falta de visão de empresários. Em especial do bilionário Rupert Murdoch que propõe um bloqueio de conteúdo dos principais jornais do planeta para forçar uma cobrança de assinaturas. Assinaturas estas que, ironicamente, já vinham numa crescente natural devido ao sucesso dos e-readers.

Mas estas ações não podem ser para tentar aumentar as assinaturas como aparentam (afinal, ele não pode ser bilionário à toa? pode?). Acredito sim, que ele esteja apenas tentando obter atenção para seus jornais neste momento em que eclodem os e-readers. Pois temos que lembrar que estes mesmos jornais que reclamam, a alguns anos atrás entraram na internet apenas para não dar espaço para o surgimento de novas mídias neste meio. E, é bom lembrar, que se o sr. Murdoch realmente vai abrir este espaço, novas mídias irão tomá-lo com o maior prazer (e de forma rápida).

O compartilhamento das informações de hoje é um grande avanço, e este tipo de "pregação" só gera um deserviço a todos, pois muitos acabam entrando na idéia de mudar o comportamento do meio em vez de simplesmente se adequar a ele. Parece um discurso do incio da internet, e este filme eu já sei como acaba!

(Questão de opinião!)

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