quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ponto de vista

Você conhece o caos do trânsito indiano? Quem já viu sabe do que estou falando, não? (abaixo tem um vídeo)

Porém no ano passado tive a oportunidade de conversar com um amigo indiano que me colocou um interessante ponto de vista. Ele disse que, ao chegar no Brasil, pegou um taxi que parou por 2 ou 3 vezes em semáforos. O que mais o espantou foi que o motorista ficou esperando o sinal para seguir mesmo não havendo trânsito algum naquele momento.

Ele me explicou que isto seria considerado um total desperdício de tempo na Índia. E me disse que nas auto-escolas eles aprendem as seguintes regras: (1) se tem espaço, ocupe!; (2) quando for ocupar um espaço, buzine para avisar - ele também disse que existe um código de buzinas; (3) vá o mais rápido possível para evitar desperdício de tempo (seu e dos outros).

O interessante foi ele mostrar que o que vemos como caos, eles percebem como uma "otimização de tempo", e as buzinas enlouquecedoras são meios de comunicação para evitar acidentes. Ele concluiu dizendo que o número de acidentes fatais na Índia seria inferior aos dos EUA e Brasil (não sei se é fato, pois não pesquisei).

Independente do dado dos acidentes, constatei novamente uma lição preciosa: muitas vezes deduzimos o que é bom ou ruim baseados na nossa percepção e na nossa cultura e, ao ouvir o amigo indiano explicar, vi que ele tinha uma percepção totalmente oposta a minha e fundamentou-a brilhantemente.

É verdade que ainda considero o trânsito deles um caos, mas agora entendi que existem regras, apenas não as vemos devido a nossa percepção de como deve ser o trânsito. E passei a ver que os nativos (nem todos, imagino) preferem do jeito que está, pois culturalmente acreditam que assim se obtém resultados melhores.

Confira um pouco do trânsito indiano:

17 comentários:

  1. Não devemos nos culpar tanto nesse sentido de julgar tais costumes pois só vendo o vídeos é difícil conseguir perceber alguma regra de organização ai!

    ResponderExcluir
  2. Fernandez

    Gostei de ver.Mas transito louco mesmo é o de Londres...anda tudo ao contrario...por varias vezes quase que fui atropelada...

    beijnhos
    joana

    ResponderExcluir
  3. Por isso que cada pessoa tem o seu ponto de vista ... pra ele, nosso trânsito é que é caótico

    ResponderExcluir
  4. Fê,
    que loucura, assistindo esse trânsito "maravilhoso" prometo contar de uma até "trocentos" antes de falar um palavrão quando estiver no trânsito baiano que, diga-se de passagem não é muito melhor do que o indiano más é um pouquinho mais organizado..valeu o post.
    Bjos no coração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto Fê!
    Lindo, Lindo, Lindo!
    Cada vez melhor o blog.
    Beijus, Anninha.

    ResponderExcluir
  6. Fernandez,

    Meu amigo, aquele que foi me procurar na garupa da moto na minha história...rsrsrs esteve na India e me falou sobre o trânsito. Mas eu me lembro que ele também mencionou o trânsito de Paris como louco... Mas eu cheguei a visualizar bem uma centena de acidentes neste vídeo...Cheguei à conclusão que num vídeo que enviei há uns tempos atrás todos os pilotos deviam ser indianos...rsrs

    Há quem pense que o trânsito do Rio de Janeiro também seja uma loucura. Até certo ponto concordo, pelo menos deve ser uma tortura para os visitantes adivinhar quais são os sinais que todos param e os que ninguém para (pra não ser assaltado...rs) Dirigir no meio das kombis de transporte alternativo que não respeitam absolutamente nada, também é ruim. Fora a pista de "vale tudo" que se transforma a linha vermelha e a amarela e o desafio que é atravessar a ponte rio-niterói! Muito carro, todos em alta velocidade, cortando, costurando, tem que se ligar, senão fica...rs Quem passa nessas pistas uma vez ou outra tudo bem, mas quem passa todos os dias vê cada coisa...rs

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Fernandez,

    Excelente a tua crónica! Na realidade os conceitos de "bom" e "caótico" depende de cada povo. Na índia é caótico respeitar sinais de transito quando há espaço e oportunidade para continuar a marcha, por cá é caótico de outra maneiras!

    Aterrorizante mesmo é o transito na Inglaterra. Conduzi por lá numa viagem que fiz e jurei para nunca mais! Posteriormente fiz outra e fui para todo o lado de comboio e autocarro. rsrsrsr

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  8. Sauadações!
    Que Post Fantástico!
    Amigo FERNANDEZ, essas análises são importantes porque nos abrem outras variantes para construirmos novos conceitos!
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  9. Cada país com sua cultura.Aqui também os japoneses param no sinal vermelho,mesmo não tendo nenhum carro passando e vc quiser atravessar a rua é só levantar a mão que os carros param para vc passar.

    ResponderExcluir
  10. Uma questão de cultura ... ainda bem que não preciso me mudar para a India ... pelo menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  11. Fernandez ,
    Eu não sabia... ainda bem que você desvendou esse "mistério" . Interessante como é difícil fugir de um paradigma .
    Eninha

    ResponderExcluir
  12. Nunca havia pensando desse jeito..
    pra mim sempre foi um caos..
    depois tem mais...
    quer me ver louca é ficar alguem buzinando do meu lado...
    comigo n ia rolar morar lá..acho
    a n ser q fosse por um indiano mto liiindo...kkkk
    bjo

    ResponderExcluir
  13. Uma amiga havia me enviado o link desse vídeo. Muito louco o trânsito de lá... e o seu texto é ótimo. Parabéns.
    Edilza

    ResponderExcluir
  14. Pode até ser, mas eu prefiro o trânsito aqui do Canadá! E você precisa ver a quantidade de indiano que tem aqui... ; )

    ResponderExcluir
  15. Pois é Fernandez, ao fazer um curso sobre técnicas de negociação percebemos o quanto julgamos outras culturas baseados na nossa própria, e o quanto erramos e perdemos preciosos ensinamentos fazendo isto.
    Neste curso aprendi que antes de fazer juízo de valor devemos entender as razões dos princípios daquela cultura.... e aí nos equilibrarmos (como posição pessoal) na corda bamba do que é certo ou errado.
    Participei de algumas negociações que se julgassemos de forma errada a cultura do outro poderíamos perder milhões de dólares. e um excelente relacionamento com o adversário.... imagina.... você se anteciparia no julgamento nesta hora????????
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  16. Muito louco. Como pode existir regras?

    ResponderExcluir
  17. Fernandez,

    Concordo que cada cultura tem seu ponto de vista e observando o vídeo que postou, me parece que eles sabem o que estão fazendo, mesmo que para mim seja uma completa confusão.

    Beijocas
    Cris

    ResponderExcluir