sábado, 20 de março de 2010

Capacete pode se tornar os olhos dos pilotos de caça

Pensando na discussão levantada no final do ano passado sobre qual seria a melhor aeronave para ser adquirida pelo Brasil, um produto de alta tecnologia, desenvolvido pelo exército britânico, me chamou a atenção esta semana: um curioso (e assustador) capacete que foi projetado para dar aos pilotos de caça F-35 uma visão limpa dos arredores, mesmo a noite.

Esta nova tecnologia permite, através de sistemas informatizados implantados no capacete, a capacidade de, em vôos de combate, apresentrar símbolos junto aos aviões que o circundam dizendo se eles são amistosos ou inimigos. Ou mesmo se estão autorizados a sobrevoar determinada área.

O capacete apresenta ao piloto imagens de alta resolução ao melhor estilo simulador de vídeo game (a imagem ao lado é a visão que o piloto tem do capacete), e permite ao piloto enxergar nitidamente áreas antes "invisíveis" para caças padrão, salvo os construídos inteiramente com plexiglass e sofisticados sensores de bordo.

Esta tecnologia propicia uma grande economia, pois cada capacete custará ao cofres britânicos apenas £ 66 milhões (cerca de 139 milhões dólares), uma verdadeira pechincha. (risos)

Ao ver investimentos desta ordem em artefatos de guerra, com uma roupagem de "segurança", fico pensando o porquê não passamos a utilizar estes recursos para melhorias em vôos comerciais ou para questões humanitárias mais relevantes.

Será mesmo que estas "tecnologias de guerra" trazem uma segurança efetiva as pessoas ou apenas alimentam uma indústria de produção de armas de guerra?

(fonte: Daily Mail)

8 comentários:

  1. Oi,
    Fê,
    amigo, muito interessante e informativo esse post, e fala sério o capacete é horrível...rsrsrs..particularmente acho, que essa tecnologia toda deveria ser de investida na paz e não em armas que fabricam e induzem a guerra... bom final de semana, beijão no seu coração e fica com Deus.

    Obs: Hoje não consegui entrar no dihitt todas as vezes que tentei deu erro... desisti.

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    AMIGO FERNANDEZ
    Sem dúvida o equipamento é sofisticado, com recursos inimagináveis, como é um instrumento bélico o preço alcança a estratosfera. Essa montanha de recursos muito bem que o homem poderia dar um destino mais construtivo em beneficio da humanidade, mas, prefere demonstrar forças destruidoras rumo a pedestal da supremacia.
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernandez,

    Acho que toda tecnologia é sempre voltada antes para a guerra e depois para paz, é só olhar para o caso das CTI (ou UTI), muito legal esta história dos capacetes.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oii amiguinho Fê!

    Primeiraente isso esta parecendo um extraterrestre, fala serio né, um absurdo investir esse dinheiro todo em prol da guerra, tanta gente passando fome, sem ter onde morar, paises devastados com os desastres naturais, e ainda existem pessoas que gastam dinheiro e cerebro para criar essas coisas.

    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  5. Tantos outros lugares para se investir essa grana.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Cara, o interessante que estas evoluções fossem mais rapidas e as futuras guerras só tivesse o envolvimento de maquinas, sem humanos, até que seria legal.... ou não.

    ResponderExcluir
  7. Fernandez,

    Estas engenhocas são realmente fascinantes. O cenário para o qual são construídas é que não é o correcto, na minha opinião.

    Excelente pesquisa, meu amigo!

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernandez:

    Você levantou um questionamento sério, onde os grandes capitalistas se vêem envolvidos em falsas utopias que só enganam a todos. A NASA, por exemplo, durante décadas foi um brinquedinho particular do governo americano, hoje, para captar recursos, esse segredo foi aberto para todos os paises, entre eles o Brasil.

    ResponderExcluir