terça-feira, 15 de junho de 2010

A origem da cola

A cola foi inventada pelo homem ainda na era pré-histórica, quando foi criada acidentalmente. Eles a usavam para fortalecer a junção das lanças de madeira e pedra. Também misturaram ovos, sangue seco e sucos de frutas procurando desenvolver diferentes tintas para pintar as cavernas. Na Babilônia a cola de alcatrão foi utilizada para restaurar estátuas, e os egípcios também contribuíram ao desenvolver colas mais fortes com ossos de animais para usar no mobiliário, marfim e papiro .

Mais tarde, iniciou-se o uso da goma-arábica, que consiste em um extrato retirado do tronco e ramos da acácia, que teve o uso bastante difundido no passado, por ser eficiente e atóxica.

Hoje em dia, o famoso líquido é feito de substâncias sintéticas.

A cola que não deu certo, mas virou um sucesso de vendas: em 1968 o Dr. Spencer Silver, pesquisador da 3M, desenvolveu uma cola de pouca adesão, que não deixava marcas e era de fácil remoção. O produto nunca obteve sucesso até que em 1974 um amigo de Spencer, Art Fry comentou que ficava frustrado porque suas fichas caiam com frequência. Foi então que surgiu a idéia de grudar as fichas com a cola que seu amigo havia inventado. Então em 1977 a 3M lançou o Post-It.

Nenhum comentário:

Postar um comentário