terça-feira, 6 de julho de 2010

Desenho a mão livre no iPad

Como todos sabem o iPad é sensível ao toque, mas até o momento a Apple não encontrou formas de torná-lo sensível à pressão. Porém esta semana a equipe da Ten One Design desenvolveu um projeto convincente de que o conceito de controle de pressão pode ser aplicado e é viável. Para isto eles se utilizaram de uma caneta especialmente adaptada e de um software desenvolvido para o iPad.

Até o momento não foi divulgado como exatamente o equipamento funciona, porém uma corrente de geeks afirma que (em teoria) o "carro chefe" da proposta seria a ponta macia da caneta que se expande e comprime conforme a pressão exercida sobre a caneta no painel do iPad. Com isto um sinal é enviado para o software da Ten One que gera na tela o risco mais forte ou fraco conforme o nível da pressão.

A idéia da empresa é formar uma biblioteca de software livre (assumindo que a Apple permite) para compartilhar o uso do código (SDK) com desenvolvedores do mundo todo.

Você poderá conferir o vídeo de demonstração e, caso trabalhe com desenhos, refletir sobre as possibilidades que se abrirão.

2 comentários:

  1. O ipad é muito legal. Se a aplicação der certo vai ser mto legal.
    O vídeo é ajuda a ver o potencial do produto.
    T+

    ResponderExcluir
  2. Olá querido amigo Fernandez,

    Sempre com novidades interessantes.
    Parabéns pela notícia!
    Considero o desenho a mão livre uma arte difícil e o projeto desenvolvido deverá ser muito bom.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir