terça-feira, 13 de julho de 2010

Faça você mesmo uma aplicação para Smartphone

A Google disponibilizou esta semana uma ferramenta com a proposta para que qualquer pessoa possa fazer aplicações para smartphones com Android.

O software livre, chamado Google App Inventor já vem sendo testado em escolas com grupos que incluíam alunos da sexta série, meninas do ensino médio, estudantes de enfermagem e estudantes universitários que não fazem ciências da computação.

"O objetivo é capacitar as pessoas para se tornarem criadores, não apenas consumidores, no mundo móvel", disse Harold Abelson, líder do projeto e cientista do MIT. Esta filosofia permite que, ao contrário da Apple que desenvolve somente para o iPhone e controla todos programas disponíveis, você possa utilizar qualquer aparelho (compatível com Android) e colocar neles programas feitos por você sem necessidade de permissões de terceiros.

O funcionamento da ferramenta do Google é simples: basta que você arraste e conecte blocos, onde cada bloco representa uma capacidade diferente do seu smartphone. O resultado destas conexões é a sua aplicações.

O potencial? Após uma introdução da ferramenta um estudante da Universidade de San Francisco fez um programa que respondia automaticamente com mensagens de texto "Eu estou dirigindo.", quando ele estava ao volante. Uma estudante de enfermagem na Universidade de Indiana fez uma aplicação que envia uma mensagem de emergência se o usuário cair no chão usando um bloco que representa o acelerômetro para identificar uma queda. Um aluno da sexta série fez uma aplicação que avisa a sua lista de amigos aonde ele está nos dias de festa.

Estas podem não ser as mais geniais aplicações no mundo, mas mostram o que pessoas comuns, que não são especialistas em computação, podem fazer em questão de minutos.

E você? Gostou das possibilidades? Já pensou em alguma aplicação que você queria ter em seu smartphone?

8 comentários:

  1. Oi,
    Fê,
    que beleza hein? É nos os "normais" incluídos na computação sem precisar ser um expert. Muito bom, gostei da novidade e a noite assim que chegar em casa vou la no Google App Inventor para conferir. Brigadão por compartilhar.. Beijão no seu coração, feliz dia do Rock pra vc também e fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Gostei da ideia de mostrar onde se está na festa. Assim dá pra encontrar os amigos direto na balada. :) kkk
    T+!

    ResponderExcluir
  3. Grande dica! Vou estudar a ferramenta, mas gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. Olá nerdinho querido!

    Hummm gostei e muito. De cara eram logo estas:

    "Por favor não me ligue às horas do almoço e do jantar"

    "Por favor não me ligue aos sábado a aos domingos antes do meio dia "

    Depois tenho outras, não vou contar ! Corro o risco de você me achar muito esquisita...HE,HE.
    Beijinhos Fê!
    Eninha

    ResponderExcluir
  5. @Josy Nunes

    Olá Josy!
    Com certeza vale a pena brincar um pouco com o Google App Inventor... ele vai permitir que façamos algumas aplicações para o celular... sem gastar muito.
    Feliz dia do rock para você também querida.
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  6. @André

    Olá amigo André!
    Pode ser uma boa para localizar os amigos. :-)
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir
  7. @Renato Web

    Olá amigo Renato!
    Que bom que o amigo gostou da dica. :-)
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir
  8. @Eninha A. Campos

    Olá nerdinha querida! :-)
    Se você fizer uma do tipo: "Por favor não me ligue aos sábado a aos domingos antes do meio dia", me avisa que conheço um monte de compradores. :-) rs
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir