sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Você já ouviu falar em e-drugs?

Um novo fenômeno da internet, com efeitos ainda desconhecidos, começou a ganhar força na França nos últimos 3 meses: trate-se da "e-drugs", ou drogas digitais.

As e-drugs nasceram nos Estados Unidos, onde o psicólogo americano Gerald Oster, sobre os estudos de Heinrich Wilhelm Dove em 1839, observou um fenômeno neurológico de euforia, transe ou relaxamento ao se emitir freqüências diferentes nos ouvidos.

Alguns sites franceses (como o i-doser.com, por exemplo) começaram a vender as e-drugs via internet por preços que variam de 5 a 150 euros. E, mesmo que seus efeitos ainda sejam questionados, os jovens franceses começaram a consumir e já transformaram o produto em modismo. O "consumo" é feito em sessões que variam de 15 a 30 minutos escutando os arquivos de áudio dos sites.

Apesar de não ter sido feito nenhum estudo formal sobre o tema, alguns analistas acreditam que não existe risco de dependência e que este fenômeno seria apenas uma jogada de marketing para vender os arquivos sonoros. Ou seja, as "sensações" relatadas pelos usuários seriam apenas reflexo de auto-sugestão. E, nesta mesma linha, os órgãos franceses de combate as drogas e toxicologia já se pronunciaram dizendo que se trata de um fenômeno que não é "nem alarmante, nem emergente" e que, por enquanto, não tem motivo para ser proibido.

Porém, enquanto um estudo mais sério não é feito, é importante destacar que os jovens já estão consumindo as e-drugs sem receio algum e compartilham sem o menor pudor suas experiências nas redes sociais, onde relatam "viagens alucinantes" e já recomendam para os amigos as "melhores doses".

(Fonte: Folha de São Paulo, Le Post, Owni.fr)

6 comentários:

  1. Como vai, Fernandez?!...Espero que tudo bem!!!

    ...Sabe que eu acho que se o e-drugs tivér um valor acessível, será ótimo para os dependentes de "placebo", e de curiosos espalhados pelo mundo, porque tira dos traficantes suas condições de tráfico...

    Além , de cair o nº de viciados, se é mesmo verdade que não causa dependência.

    Espero a hora de chegar aqui prá mim ser voluntário!!!....rsrsrsrsrsr

    Até mais...

    ResponderExcluir
  2. É só procurar no emule ou no 4shared q vc encontra

    ResponderExcluir
  3. @Edson Palmas

    Olá Edson!
    Se o efeito for apenas placebo mesmo, indiretamente ela acabaria tendo uma certa utilidade. :-)
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo

    Olá Anônimo!
    Com certeza se encontra com um pouco de pesquisa. O próprio i-doser.com é um site citado pelo jornal Le Poste. As questões que ficam: ela seria prejudicial de alguma forma? o efeito, se existir, não seria apenas reflexo de sugestão? não seria apenas um golpe para se vender arquivos de áudio para jovens curiosos?
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir
  5. Cara, tem uns sertanejos que acho q são e-drogas... :))))
    Mas falando serio, acho que isso é só para pegar o dinheiro da gurizada alienada.
    T+!

    ResponderExcluir
  6. @André

    Olá André!
    Concordo amigo... algumas músicas realmente são mesmo e-drogas e podem danificar gravemente o cérebro... ;-) rs
    E também creio que seja apenas uma forma de incentivar os jovens a comprarem um placebo. Mas é importante que os órgãos do governo investiguem se tem algum efeito.
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir