quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Sebastião Salgado, Emoções em Preto e Branco

Sebastião Salgado é um daqueles fotógrafos que emocionam com seus cliques. As imagens conseguem nos trazer, além de uma beleza, toda uma gama de carga emocional humana e social. Ele não se exime de opiniões e um ativismo político, fazendo da fotografia sua arma para lutar pelos direitos humanos ao levar para os observadores de sua obra toda uma carga emocional (que revolta, choca e gera indignação) de locais que são muitas vezes ignorados.

Seus trabalhos na Africa, retratando situações de exploração humana, chocam o observador. A grandeza e sensibilidade das suas fotos se formam com poucas características: preto e branco e luz.

A adoção do uso do preto e branco como característica principal de seus trabalhos foi uma escolha pessoal, pois desejava que os observadores se concentrassem na situação em si, e não nas cores, que Salgado percebeu que (na sua fotografia) se tornavam apenas um elemento de distração.

"Nada no mundo é em branco e preto. Mas o fato de eu transformar toda essa gama de cores em gamas de cinza me permitiam fazer uma abstração total da cor e me concentrar no ponto de interesse que eu tenho na fotografia. A partir desse momento, eu comecei a ver as coisas realmente em branco e preto.", afirma Sebastião Salgado.

Esta especialização em ver a cena em preto e branco, buscando pelo conteúdo a ser transmitindo e eliminando distrações, proporcionou para Salgado gerar imagens lindas e instigantes, como a realizada na região da Bacia do Xingu, no Mato Grosso, onde um grupo de indígenas Waurá pescava na lagoa Piyulaga, perto da aldeia. Você facilmente vai percebe nos trabalhos de Salgado que nem toda imagem precisa conter uma carga dramática. Mesmo imagens simples, do cotidiano, transmitem uma força e instigam o observador.

Outra influencia de seu trabalho que vale a pena citar é a adoção do uso da técnica do momento decisivo, empregada pelo fotógrafo Francês Henri Cartier Bresson. Técnica que consiste em observar o drama e impacto de uma situação e disparar as fotos apenas no momento que a cena idealizada se concretizar. 

Sem dúvida Sebastião Salgado é um dos principais fotógrafos da atualidade e conhecer sua obra é fundamental para qualquer amante da fotografia. Vale muito tentar ver séries completas de fotos do Sebastião Salgado (como Genesis ou Africa, por exemplo), pois o conjunto de fotos passa uma mensagem que instiga o espectador e certamente os trabalhos dele vão mexer com você. 

( Fonte: Blog Arte no Clique )

Nenhum comentário:

Postar um comentário