quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pára-raios já foi considerado heresia

O pára-raios foi inventado por Benjamin Franklin em 1752. O artefato, na época, foi imediatamente condenado pela Igreja como sendo obra do diabo.

O argumento para a condenação era que Deus usava os raios como expressão de cólera, e somente o demônio (ou alguém enviado por ele) poderia desejar impedir que o castigo divino caísse sobre a terra. Esta excomunhão foi levada tão a sério que, na pequena cidade francesa de Saint-Omer, o sr. Vissery de Bois foi processado por heresia, após instalar um pára-raios na sua casa.

A igreja católica retirou sua objeção ao pára-raios em 1769, quando um raio atingiu uma igreja perto de Veneza e provocou a explosão de uma grande quantidade de pólvora estocada, matando cerca de 3000 pessoas.

(Fonte: New York Times ,

12 comentários:

  1. Caramba precisou sentir na própria carne para abolir essa loucura.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. O medo do desconhecido fazia as pessoas fazerem coisas absurdas. Imagine ser inquerido por colocar um pára-raio na casa?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amigo Fernandez, acredito que não tenha sido somente esta invenção a ser considerada coisa demoníaca pela Igreja. Muitas outras invenções também passaram pelas críticas da Igreja. Mas, como diz o ditado, gato escaldado tem medo de água fria... kkkkkk Ainda bem que a Igreja viu que a coisa era mais séria do que se podia imaginar. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  4. É sempre a igreja impedindo o avanço da ciência.

    Infelizmente ainda há quem acredita nela.

    Um abraço.

    Drauzio Milagres

    ResponderExcluir
  5. Saudações!
    Amigo FERNANDEZ, tai, confesso que eu não sabia dessa, quer dizer que somente dezessete anos depois é que retirou a objeção, é impressionante!
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  6. Olá querido amigo Fernandez,

    Felicito-o por nos prestar informações interessantes.
    Também desconhecia tal .
    Parabéns pelo post.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  7. Credu, que para-raio assassino é esse amigo?
    parou o raio e levou 3000 pra terra dos quietos?

    ResponderExcluir
  8. Oii meu amigo Fe!

    Nossa para mim nao é surpresa, se a igreja ainda é contra a camisinha, que previne varias doenças e gravidez indesejadas,mas eu nao sabia dessa historia do para-raios, já é demais,por causa de um preconceito bobo morreram 3000 pessoas, isso é um absurdo, pena que ela tinha um grande poder naquela época, e que Deus abençoes essas pessoas.
    Bjs no coração amigo

    ResponderExcluir
  9. Olá meu querido gaúcho!
    Não sabia dessa história e fiquei chocada aqui! Muitas invenções e conceitos foram condenados no passado, muitos deles, pela própria igreja. Eu morro de medo de raios! Minha mãe, quando eu era pequena, contava tantas histórias que acho que peguei trauma! rsrsrs...Ainda hoje, se estamos no telefone e começa um temporal ela desliga rapidinho porque tem medo de uma raio pegar a gente pelo telefone! haahahahha...
    Grande beijo, amigo querido!
    Jackie

    ResponderExcluir
  10. meu caro; só rindo pra não chorar quando eu descubro essas barbaridades. Como disse num recente post meu a ignorância é a principal tragédia do ser humano. O mais brabo é que a ignorância continua solta...
    Ótimo post.
    abçs

    ResponderExcluir
  11. O raio forte, só assim para eles mudarem de idéia, quanta ignorância nessa época.

    ResponderExcluir
  12. Que coisa sem sentido não permitir o uso de pára-raios.
    Abçs.

    ResponderExcluir