terça-feira, 15 de março de 2011

Você consegue andar em linha reta vendado?

O experimento: Leve uma pessoa para um parque, coloque uma venda nos seus olhos e peça para ela andar em linha reta. Se mapearmos o trajeto o resultado será um caminho circular.

A questão: Por que, quando os olhos estão vendados, não conseguimos andar em linha reta?

As tentativas de explicação ainda não concluiram o porquê desta tendência humana. E observou-se que até o clima influencia... em dias nublados a tendência inicia mais rapidamente do que em dias ensolarados.

O que se vê é que sem um ponto de referência acabamos andando em círculos. Valendo o mesmo para quando usamos meios de transportes (carros, navios, etc.). Você se arrisca a tentar uma explicação? Assista o vídeo do Robert Krulwich para entender melhor a questão:


Robert Krulwich é um correspondente do Escritório de Ciência do NPR que procura explicar fatos complexos em um estilo claro, atraente e divertido.

18 comentários:

  1. Oi Fernandez,

    Será que canhotos e destros fazem o círculo no mesmo sentido? Se não pode ser alguma questão de tendência ou compensação do cérebro. Ou não. (?)

    Caio P.

    ResponderExcluir
  2. Fernandez ,
    A questão é mecânica: de alinhamento! hahahah , Sério !
    Aah pode ser equilíbrio... Os Sentidos humanos são incríveis e é impressionante a importância da visão. A falta da visão pode afetar vários “controles” do nosso corpo que nem imaginamos , o equilíbrio, por exemplo. E isto pode ter um retorno direto no "sentir" , na propriocepção e comprometer o "feedback." Será ?! Isso é um chute hahahaha- vou estudar o assunto .
    Interessante, gosto desse tema :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. @Caio
    Olá Caio... Uma questão interessante. Não vi nenhum apontamento nesta direção. Vou ver se pergunto para o Krulwich a questão. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. @Eninha Campos
    Oi Eninha... interessante o apontamento. Também gostei da indagação... Minha tese neste momento está em algum erro (ou compensação) da "leitura" do sistema vestibular pelo cérebro quando a visão é comprometida. Mas ainda estou pensando sobre o tema... :-) rs
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Fernandez, eu também não consigo explicar nem tecer uma teoria. Mas o site é interessante e já o favoritei.

    Mas, me ocorre que a vida do homem, por mais que ele diga saber o que está fazendo, também é coberta por uma venda de incógnitas futuras. Ele apenas confia em seu instinto, mas sempre acaba surpreendido pela repetição de situações (como segmentos de arco de uma espiral) aparentemente análogas, diferindo apenas em seus detalhes particulares (pessoas, tempo-espaço).

    Não sei, mas acho que há algo intrinsecamente análogo nisso que eu falei e o que você citou no post...

    Abçs!

    ResponderExcluir
  6. O corpo está em constante deriva de equilíbrio e desequilíbrio . Portanto estamos constantemente balançando . Cada vez que deglutimos (mais ou menos 2500 vezes por dia ) travamos os maxilares dando referência do posicionamento da cabeça em relação ao corpo . ( como um equilibrista tentando equilibrar uma bola- cabeça- em uma vara-coluna.Não havendo referência visual , quem vai ser usado será o sistema vestibular-labirinto. O lado que se tem preferência mastigatória , possui tônus muscular maior que o que que trabalha menos , portanto haverá uma tendência a se deslocar a cabeça para o lado que se mastiga mais. Conclusão : Numa situação como a citada acima , indivíduo tenderá a girar para o lado que se mastiga , assim como dormir virado para este mesmo lado ou inclinar-se . Mais detalhes enzian2@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. @ebraelshaddai
    Olá amigo Ebrael... achei o site bem curioso e fico contente que o amigo tenha gostado.
    Interessante a analogia... certamente vale a reflexão.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. @Natália
    Olá Natália... achei interessante a tua tese. É apenas uma teoria ou chegaste a fazer alguma observação (experimentação) nesta linha?
    De qualquer forma achei interessante a tua hipótese.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Sim , é estudo comprovado ! Meu pai é ortopedista maxilar e vem estudando esta e muitas outras relações do sistema mastigatório com o restante do corpo. Só um detalhe : Os músculos mastigatórios são os mais fortes do corpo humano !!! Faça o teste observando o seu lado mastigatório com o lado que você prefere dormir ou até se apoiar... são os mesmos!. Observe que o seu tênis do lado que mastiga é mais gasto . Muitas dores do corpo têm relação com o lado que se mastiga.Para se ter uma idéia , Em situações normais , O bebê só consegue andar a partir do momento em que os dentes incisivos superiores e inferiores se tocam ( não vale em andadores nem hiperestimulação pelos pais - o que pode resultar em problemas de dicção como gagueira )

    ResponderExcluir
  10. Me esqueci de uma coisa: Não tem a ver com o fato de ser canhoto ou destro. ( Pai da Natália)

    ResponderExcluir
  11. O espiral sitado acima -ebraelshaddai-( rota de giro nas condições experimentais da tese do site ) provavelmente deve seguir a razão Áurea - razão de Fibonacci. Esta razão matemática descreve o desenho estético da natureza na qual o homem tem se baseado para suas construções e idéias.

    ResponderExcluir
  12. @ivan
    Olá Ivan... muito interessante o teu ponto... vou passar a observar melhor o tema. Mas de saída a explicação achei bem interessante. :-)

    ResponderExcluir
  13. @ivan
    Inicialmente tinha ficado com esta dúvida também. :-)

    ResponderExcluir
  14. @ivan
    Devido a diversas influências (como o clima - nublado ou ensolarado) acredito que o traçado poderia ser melhor avaliado utilizando a teoria do caos. Pois a curva não obedece uma razão fixa (pelo menos observável), mesmo tendo uma tendência de acordo com a influência das variáveis. :-)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com a influência do clima , pois a musculatura tem contrações diferentes se exposta ao frio ou calor. Provavelmente em dias quentes ( onde a musculatura fica mais relaxada ) o espiral tenha maior abertura e em dias frios ( nublados - musculatura mais tensa ) a abertura do espiral seja menor .Se formos considerar todas as variáveis em primeiro momento realmente encontraremoso o caos , pois até uma variação no solo ou uma brisa mudaria a direção . Neste tipo de experimento , para se obter a real causa do efeito Fisiológico , deve-se primeiramente excluir as variáveis ( Hambiente extrememente plano , clima ameno , ausência de obstáculos ). Após isso irmos acrescentando as variáveis uma a uma já que interferências externas não são intrísecas e sim reações reflexas.

    ResponderExcluir
  16. @ivan
    Olá Ivan... realmente seria um experimento bem interessante se fazer aferições em ambiente controlado e, aos poucos, ir inserindo variáveis para avaliar as tendências em relação a mastigação. Acho a tese boa e seria interessante avaliá-la.
    Agradeço muito a tua contribuição que vem enriquecendo e contribuindo muito com esta postagem.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. O prazer foi meu . Necessitamos de cabeças pensantes numa epoca em que as informações do mundo se duplicam a cada 6 meses e a grande maioria apenas aceita sem questionar o que lhes é oferecido .

    Outro abraço!

    ResponderExcluir
  18. Hoje, do jeito que to cansada, eu acho que até cairia.... mas fiquei super curiosa... quando estiver bem vou experimentar!

    ResponderExcluir